Inglaterra

Líder de igreja evangélica que atraía milhares de jovens acusado de abusos

| 18 Jul 2023

Mike Pilavachi, fundador da igreja Soul Survivor. Foto Facebook

Mike Pilavachi, fundador da igreja Soul Survivor, nos arredores de Londres. Foto reproduzida a partir da página de Facebook do antigo pastor.

 

O fundador da igreja evangélica Soul Survivor, sediada em Watford (a poucos quilómetros de Londres), e que ao longo das últimas décadas atraiu milhares de jovens sobretudo através dos festivais anuais de música com o mesmo nome, está a ser investigado pela Igreja de Inglaterra por suspeita de abusos de jovens rapazes. Mike Pilavachi, 65 anos, é acusado de comportamentos de cariz sexual e obsessivo, tendo renunciado ao cargo de pastor na semana passada. Outros dois pastores da mesma igreja encontram-se suspensos, por alegadamente terem encoberto os abusos.

De acordo com a BBC, Pilavachi – que já havia sido suspenso preventivamente pela igreja Soul Survivor no passado mês de maio – usou agora as redes sociais para justificar a sua decisão pessoal de renunciar. “A igreja precisa de se curar e percebi que a minha presença contínua impedirá esse processo”, terá escrito numa publicação que entretanto foi apagada. “Peço perdão a qualquer um que eu tenha ferido durante o curso do meu ministério. Oro pela bênção de Deus sobre a igreja, tem sido um privilégio e uma alegria servir nos últimos 30 anos”, acrescentou, referindo que não faria mais comentários públicos sobre as acusações de que é alvo.

Apesar de a Igreja de Inglaterra, cujo grupo de proteção de vítimas de abusos está a acompanhar o caso, não ter divulgado o teor das acusações, vários meios de comunicação social britânicos referem relatos de que Pilavachi forçava jovens rapazes (com idades a rondar os 18 e 21 anos) a fazer-lhe massagens em todo o corpo e a praticarem longas lutas wrestling entre si.

Uma das suas alegadas vítimas terá sido o cantor evangélico britânico Matt Redman, vencedor de dois prémios Grammy, que após a publicação de Pilavachi e de inúmeras pessoas se terem manifestado em sua defesa, também recorreu às redes sociais para revelar que “experienciou em primeira mão” os “comportamentos nocivos” do fundador da igreja Soul Survivor.

De acordo com Redman, “mais de cem pessoas relataram ter sido maltratadas” pelo antigo pastor de jovens anglicanos Pilavachi, e as acusações “cobrem todo um espectro de danos – físicos, psicológicos, espirituais”.

Redman, 49 anos, que serviu como líder de adoração na igreja Soul Survivor de 1994 a 2002 e foi co-fundador dos festivais de música organizados pela mesma (os quais se realizaram até 2019, tendo chegado a atrair 30 mil jovens por edição), lamenta o “fracasso” dos líderes daquela igreja em responder às acusações de abusos no passado. 

“Um bom número daqueles que falaram com os investigadores, incluindo a minha esposa Beth e eu, já se havia manifestado anteriormente no momento em que foi maltratado – mas foi ignorado por quem estava na liderança”, denuncia Redman. “Historicamente, houve uma falha no cuidado nessa área por parte das autoridades da Soul Survivor”, conclui.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This