AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Oração inter-religiosa pelo Papa Francisco, no Nevada, EUA. Foto DR
A celebração reuniu líderes de diferentes tradições religiosas, incluindo nativas americanas. Foto: Direitos reservados

Reunindo também ateus

Líder hindu organiza oração inter-religiosa pelo Papa Francisco nos EUA

| 24/04/2025

“Nós, líderes de várias religiões e denominações, estamos a viver esta perda como uma família”. A frase é de Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, que organizou uma vigília inter-religiosa pelo Papa Francisco em Reno, cidade do Nevada (EUA), na qual participaram membros de diversas denominações cristãs, muçulmanos, budistas, judeus, bahá’ís, hindus, indígenas, e também ateus.

“Estamos juntos como uma única família espiritual unida e a rezar pelo Papa Francisco, recordando-o como uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo na promoção de uma sociedade mais compassiva e inclusiva”, afirmou Rajan Zed durante a vigília, que decorreu ao final da tarde da passada terça-feira, 22 de abril.

A celebração incluiu a leitura de orações das diferentes tradições religiosas, incluindo nativas americanas, e em línguas tão diversificadas como espanhol, árabe, sânscrito, páli, persa e paiute, para além do inglês.

“Instamos os líderes religiosos de todo o mundo a manterem o Papa Francisco nos seus pensamentos e a continuarem a promover o seu ministério de construir pontes de paz, defender os oprimidos e os pobres, a liberdade de religião, o alcance global, o diálogo inter-religioso, a coexistência pacífica, enfatizando os valores partilhados e a busca do bem comum, encontrando-se com ternura e cuidado. Devemos caminhar juntos em amor, justiça e paz”, apelou Zed.

O líder e ativista hindu já havia organizado uma vigília de oração inter-religiosa pela recuperação de Francisco, no início de março, aquando do seu internamento no Hospital Gemelli. Rajan Zed foi o primeiro líder hindu a fazer uma oração de abertura no plenário do Senado norte-americano, em 2007, e tem-se dedicado à promoção do diálogo inter-religioso nos diferentes Estados do país.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This