Reconciliação com povos indígenas

Líderes de tribos canadianas em Roma

| 27 Mar 2022

 

Parte das delegações das tribos indígenas do Canadá chegaram este domingo, 27 de março, a Roma para iniciarem uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que nos séculos XIX e XX participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.

Os representantes das organizações índias e alguns descendentes de sobreviventes das escolas-residências serão acompanhados por bispos canadianos nas audiências que se prolongarão por toda esta semana. Francisco receberá mais de uma centena de índios em quatro encontros de uma hora cada, duração que é referida como “excecional” na edição de 27 de março do jornal La Croix.

Os encontros decorrerão à porta fechada de 28 a 31 de março, e terminarão no dia 1 de abril num encontro geral do Papa com o conjunto das delegações na Sala Clementina do Palácio Apostólico, no Vaticano.

São três as delegações que irão até ao Vaticano. No dia 28 o Papa terá encontros com a delegação Métis e com a delegação Inuit, e no dia 31 está previsto o encontro com a delegação Primeiras Nações, tudo antes do encontro final que decorrerá no dia 1 de abril.

O encontro do Papa com as delegações estava previsto para dezembro do ano passado, mas foi adiado por causa da pandemia.

“Penso que o Papa vai pedir perdão” pelos crimes cometidos nas escolas residenciais e vai “assumir o que ali aconteceu” disse ao jornal canadiano La Presse Mandy Gull-Masty, grande chefe do Grande Conselho dos Cris du Québec, que será a única mulher da região do Quebeque (língua francesa) a integrar a delegação a Roma. Gull-Masty não tem dúvidas de que o Papa Francisco vai pedir perdão às Nações Índias durante “a sua viagem ao Canadá no final deste ano” para que “muitas pessoas o oiçam”.

Entre 1863 e 1998, mais de 150 mil crianças indígenas foram tiradas às suas famílias e internadas nas escolas residenciais onde não tinham permissão para falar a sua língua nativa ou para realizarem quaisquer gestos característicos da sua cultura [ver 7MARGENS]. O internamento nestas instituições que se propunham assimilar à força as crianças autóctones tornou-se obrigatório na década de 1920, passando os pais a enfrentar a ameaça de prisão caso não cumprissem essa obrigação.

Estimativas de várias fontes apontam para que mais 6.000 crianças tivessem morrido durante o seu internamento forçado e um número muito maior tivesse sido vítima de maus-tratos, abusos sexuais e outras violências. No Canadá chegaram a existir mais de 130 escolas residenciais financiadas pelo Governo e administradas por autoridades religiosas, sendo a Igreja Católica responsável por cerca de 70 por cento desses estabelecimentos.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This