Líderes religiosos da Guiné-Bissau assinaram uma mensagem de “paz, reconciliação e harmonia”

| 25 Nov 19

Os bispos Pedro Zilli, de Bafatá, ao centro, e José Lampra, auxiliar de Bissau (dirª), com o bispo do Porto, Manuel Linda (esqª), numa foto de Fevereiro de 2019, no final de uma viagem de um grupo de padres e leigos portugueses para oferecer um jipe a missões católicas e ONG. Foto © André Ferreira

 

Líderes religiosos da Guiné-Bissau publicaram uma mensagem de “paz, reconciliação e harmonia” no contexto das eleições presidenciais do último domingo, 24 de novembro, no qual avisam contra as “tendências vincadas de instrumentalização religiosa e étnica; uso frequente de linguagem violenta, desrespeito dos princípios democráticos, recurso à difamação e desinformação, vontade deliberada de dividir para reinar”, cita a Agência Ecclesia.

A mensagem foi assinada pelos bispos católicos de Bissau e Bafatá, pelo Conselho das Igrejas Evangélicas, Conselho Nacional Islâmico, Conselho Superior Islâmico e Associação de Imames da Guiné-Bissau, cita a mesma fonte. Os líderes religiosos também realçam que “tudo contraria” a “grande aspiração” do povo a ter uma “classe política que esteja ao seu serviço e preocupada unicamente com o bem comum”.

 

“Reforçar a cultura democrática”

Mais de 760 mil eleitores foram chamados este domingo às urnas na Guiné-Bissau, para escolher o novo Presidente do país. Por isso, os subscritores da mensagem pedem que os órgãos de soberania se “pautem pelo estrito cumprimento das leis”, que a comunicação social respeite a “sua deontologia” com uma informação que “promova a verdade, estimule a disciplina, a ordem, o respeito” e favoreça um clima de justiça e paz social. Por fim, manifestam o desejo de que o voto possa “provocar mudanças positivas” ao “reforçar” a cultura democrática, a cidadania responsável e a “unidade nacional”, nas eleições presidenciais, vistas como a “única solução” dos problemas da Guiné-Bissau. Os resultados das eleições deverão ser conhecidos a partir desta quarta ou quinta-feira.

Artigos relacionados


Notice: Undefined index: HTTP_REFERER in /home/setemargve/www/wp-content/plugins/smart-marketing-for-wp/egoi-for-wp.php on line 188