Líderes religiosos do Azerbaijão condenam ataques da Arménia, arcebispo arménio acusa Turquia de usar o país para perpetrar “um terceiro genocídio”

| 21 Out 2020

Passagem Mar Vermelho. T’Oros Roslin. Arménia.

Passagem do Mar Vermelho. Iluminura no Ritual de Vartan, de T’Oros Roslin, 1266, Jerusalém. Patriarcado arménio.

 

Perante a escalada de hostilidades no conflito entre a Arménia e o Azerbaijão, que nas últimas semanas voltaram a disputar o enclave de Nagorno-Karabakh, vários líderes religiosos do Azerbaijão condenaram os ataques por parte da Arménia, que na semana passada atingiram uma área residencial em Ganja, a segunda maior cidade do país, noticiou este sábado a agência turca Anadolu Agency. Um arcebispo arménio aponta, por seu lado, responsabilidades à Turquia, acusando-a de estar a usar o Azerbaijão para atacar a comunidade cristã da região.

“Nós, líderes religiosos do Azerbaijão, declaramos que estamos unidos ao povo, ao Estado e ao nosso presidente neste caminho certo. Exigimos a implementação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que estipulam a saída incondicional do exército arménio dos territórios ocupados do Azerbaijão”, escreveram os representantes religiosos numa declaração conjunta.

O texto foi assinado pelo Grão Mufti do Cáucaso, Allahsukur Pashazadeh, pelo bispo da Igreja Ortodoxa Russa, Alexandr, pelos líderes das comunidades judaicas, Milikh Yevdayev e Aleksandr Sharovsky, e ainda da Igreja Cristã Alban Udi, Robert Mobili.

Os responsáveis das diversas Igrejas organizaram uma reunião conjunta, durante a qual o Grão Mufti fez questão de deixar um agradecimento ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan, e a Ali Erbas, responsável pelo gabinete da presidência para os Assuntos Religiosos.

Um dia antes, o primaz da diocese de Artsakh (a designação arménia para Nagorno-Karabakh) da Igreja Apostólica Arménia, Pargev Martirosyan, afirmara à agência espanhola EFE que a Turquia estava a utilizar o Azerbaijão para atacar a comunidade cristã no enclave e a perpetrar um “terceiro genocídio” contra a mais antiga nação cristã do mundo. Tanto Martirosyan como o patriarca e Catholicos dos Arménios, Karekin II, consideram, todavia, que este “nunca foi um conflito religioso“.

 

“Desrespeito chocante pela vida”, denuncia Amnistia

Já esta segunda-feira, 20 de outubro, a Amnistia Internacional (AI) emitiu um comunicado denunciando a utilização de armamento pesado no conflito, particularmente em áreas povoadas, e pedindo que o recurso ao mesmo “pare imediatamente”.

Peritos da equipa de resposta de crise desta organização de defesa dos direotos humanos analisaram as provas disponíveis e concluíram que tanto a Arménia como o Azerbaijão estão a usar armas pesadas de grande alcance em zonas residenciais densamente povoadas, “no que parece ser uma violação da lei humanitária internacional”.

A Amnistia afirma que mísseis balísticos e salvas de rockets conhecidos pela sua falta de precisão estão na origem das mortes de civis dos últimos dias na região e considera estar perante um “desrespeito chocante pela vida e pelas leis da guerra”.

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This