Líderes religiosos pedem proibição de terapia de “conversão”

| 21 Dez 2020

Homofobia. Homossexualidade

Com a declaração, os líderes religiosos pretendem afirmar a dignidade de todas as pessoas (Na foto: manifestação em Estrasburgo, em 2013, contra a homofobia). Foto © Claude Truong-Ngoc/WikiCommons

 

Mais de 370 líderes espirituais internacionais a proibição global da terapia de “conversão” LGBT, uma prática que visa mudar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa.

Para além desta medida, a declaração, divulgada na última semana, pede igualmente o fim da criminalização de pessoas com base na sua orientação sexual ou identidade de género e da violência contra pessoas LGBT, noticiou o The New York Times.

A Global Interfaith Commission on LGBT + Lives, grupo inter-religioso que trabalha sobre a questão, promoveu a declaração dizendo que ela é um esforço “para afirmar e celebrar a dignidade de todos, independentemente da sexualidade, expressão de género e identidade de género de uma pessoa”.

Os signatários provêm de mais de 35 países e incluem o Nobel da Paz arcebispo emérito anglicano Desmond M. Tutu, da África do Sul, e o rabi Mel Gottlieb, presidente da Academia da Religião Judaica, na Califórnia.

Entre os signatários, estão nove arcebispos e 51 bispos anglicanos, responsáveis metodistas, baptistas e católicos (incluindo o bispo de Georgetown, na Guiana, e Timothy Radcliffe, antigo geral dos dominicanos), além de 65 rabis judeus e vários líderes sikh, muçulmanos, budistas e hindus.

 

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais”

Etapa continental terminou a 31 de março

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais” novidade

A conclusão, a 31 de março, da etapa continental da consulta sinodal “não significa o fim do processo sinodal para o Povo de Deus; significa, pelo contrário, deixar às comunidades locais o desafio de pôr em prática essas ‘reformas sinodais’ no quotidiano da sua ação eclesial e no reconhecimento de que muito do que foi discutido e identificado até agora a nível local não requer o discernimento da Igreja universal, ou a intervenção do magistério de Pedro”, escreve a secretaria-geral do Sínodo dos Bispos em nota divulgada ao final do dia de sexta-feira, 31 de março.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

“Os sete saberes para a educação do futuro”: os legados de Luís Bernardo Honwana

[Moçambique, margem Sul]

“Os sete saberes para a educação do futuro”: os legados de Luís Bernardo Honwana novidade

Foi-me incumbida a missão de fazer um depoimento em homenagem a Luís Bernardo Honwana (LBH), figura renomada e importante da história social e cultural de Moçambique. Renomada pela mensagem que a sua obra deixa para gerações de tempos diferentes e pelo seu papel de escritor no que concerne à veiculação das suas ideias, consentâneas com as de uma maioria na sociedade, difundindo a causa da dignidade humana.

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This