Nossa Senhora da Conceição

Livro reúne estudos sobre a coroação da padroeira de Portugal

| 7 Dez 2023

Nossa Senhora da Conceição, Vila Viçosa

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no santuário de Vila Viçosa. Foto: Direitos reservados.

 

O livro Padroeira de Portugal. Mulher, Mãe e Rainha: 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição, que reúne as comunicações e estudos apresentados durante o Congresso Internacional Mulher Mãe e Rainha, realizado em Março de 2022, em Fátima, será apresentado neste sábado.

A publicação tem o contributo de investigadores nacionais e estrangeiros que participaram no congresso e abrange áreas temáticas como religiosidade popular, mariologia, teologia e Bíblia; ou ainda história da arte e história da Igreja, direito canónico, associações de fiéis e ordens religiosas; e também antropologia, sociologia, história de Portugal e história universal.

Em pano de fundo, está a proclamação, pelo rei D. João IV, de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal. Em 25 de Março de 1646 o rei, que declarara a restauração da independência em relação a Espanha, consagrou os seus “Reinos e Senhorios” à invocação da figura de Nossa Senhora da Conceição, representada numa escultura existente no santuário de Vila Viçosa.

Por provisão régia, a proclamação da Senhora da Conceição como padroeira de Portugal fez com que, a partir daí, os reis de Portuga não voltassem a colocar a coroa real na cabeça.

A obra é editada pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia, que promoveu o congresso de 2022, e é coordenada por Marco Daniel Duarte e José Paulo de Abreu. A sessão decorre no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, a partir das 15h, e é aberta a todas as pessoas interessadas.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This