
A iniciativa conta com a participação de Luiz Fernando Lisboa, o anterior bispo de Pemba, a quem se devem vigorosas denúncias do terrorismo na região.
Fundada em 1957, a diocese moçambicana de Pemba tornou-se amplamente conhecida pela circunstância de, desde há anos, ter sido constantemente vítima do terrorismo. Um livro com a história da evangelização do seu território, intitulado Testemunhas de uma Memória Viva – História da Evangelização da Província de Cabo Delgado, é apresentado em Braga, no Centro Pastoral da Arquidiocese (Rua de São Domingos, 94 B), na próxima segunda-feira, 16 de Maio, às 17h00.
A iniciativa organizada pelo Centro Missionário da Arquidiocese de Braga conta com a participação de Luiz Fernando Lisboa, o anterior bispo de Pemba, a quem se devem vigorosas denúncias do terrorismo, da injustiça e da miséria, que é actualmente arcebispo de Cachoeiro de Itapemirim; e de José Cordeiro, arcebispo de Braga. O actual bispo de Pemba, António Juliasse, e a irmã Magdalena Medina Filpo, que coordenou a obra, estarão presentes virtualmente.
Ao longo da sessão poderá escutar-se a música do grupo Nivarane – Matata, constituído pelos quatro seminaristas da diocese de Pemba que estudam em Braga.
A apresentação do livro, que conclui um processo de vários anos de pesquisa, recolha e tratamento de informação, é aberta ao público.