Novo livro de Luís Soares Barbosa

“Longos Dias Breve o Medo” apresentado em Braga, Guimarães e Porto

| 20 Mai 2022

Ilustração da capa do livro de Luís Soares Barbosa. © Catarina Barbosa.

Ilustração da capa do livro de Luís Soares Barbosa. © Catarina Barbosa.

 

Decorre na tarde deste sábado, 21, a partir das 15h30, a sessão de apresentação de Longos Dias Breve o Medo, o novo livro de poesia de Luís Soares Barbosa. A apresentação da obra, editada pela Officium Lectionis, será feita por Eduardo Jorge Madureira, que integra a equipa do 7MARGENS, e terá lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em Braga, com entrada livre.

Luís Soares Barbosa publicou onde sopra o vento (Edições Quasi, 2004), embora seja noite (2007), sobre fio de lume (2008), ambos na Cosmorama. Em 2016, a Câmara Municipal de Braga editou e fico só e falo com as sombras, livro distinguido com o Prémio Literário Maria Ondina Braga, que o próprio entende como um “pequeno roteiro para uma fotobiografia da Maria Ondina Braga”.

Profissionalmente, Luís Soares Barbosa é professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, diretor do Departamento de Informática daquela Escola e investigador sénior no INESC-TEC. Desde 2016 é também diretor adjunto da Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas.

O livro terá ainda sessões de apresentação em Guimarães no próximo dia 28, às 21h30 (Livraria Rimas e Tabuadas) e no Porto, ao fim da tarde de 1 de julho, no âmbito de um colóquio da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica. Além do texto referido antes, Luís Soares Barbosa publicou no 7MARGENS uma evocação de Fernando Echevarría, por altura da morte deste poeta, em Outubro do ano passado.)

Reproduz-se a seguir um poema incluído no novo livro, divulgado pela BLCS:

não são lugares, luzeiros, estorninhos,
tardes de chuva onde os dedos pousem
ou o olhar se cale.
não são ecos, eixos, gradações,
imagens soletradas, palavras em excesso,
quando o corpo cai.
colecciono, porém, as irregulares ondulações da pele,
se é propícia a fuga, o sítio onde
junto, às vezes, rios,
uma mulher tangendo as águas divididas,
seu rebanho volúvel e fantástico.
colecciono em chama a carne viva.

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This