Luiza Sarsfield estava a preparar uma aula quando a PIDE lhe bateu à porta – e podemos saber o que se seguiu

| 13 Abr 21

Luiza Sarsfield Cabral, Pide

Luiza Sarsfield Cabral, fotos do ficheiro da PIDE.


A
26 de Novembro de 1973, Luiza Sarsfield Cabral estava a preparar uma aula quando bateram à porta. Eram agentes da PIDE, polícia política do Estado Novo, que tinham suspeitado de actividades clandestinas, num tempo em que era proibido ter uma opinião diferente da do regime.

Num anexo de sua casa, estava escondida literatura clandestina de vários grupos católicos, incluindo o Boletim Anti-Colonial.

Luiza foi detida e sujeita a tortura do sono durante quatro dias e quatro noites, com interrogatórios violentos, como a própria contava num depoimento a propósito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974 e que pode ser lido na íntegra no texto publicado no Religionline.

Essa pode ser, agora, uma das histórias a ouvir pelo testemunho da própria, na terceira das “conversas entre sócios”, do Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa. Iniciativa aberta aos eventuais interessados, os encontros pretendem ser uma acção concreta de pró-memória.

Este conjunto de sessões contou já com a participação de Fernando Gomes da Silva e frei Bento Domingues. O encontro com Luiza Sarsfield Cabral decorre na próxima sexta-feira, a partir das 15h. “Um exemplo vital dos objetivos que presidiram à fundação do CRC: a luta por uma evangelização libertadora, mas também a libertação do povo português” é o modo como o Centro apresenta a convidada.

O acesso à sessão está disponível aqui.

 

Jorge Sampaio, um laico cristão

Jorge Sampaio, um laico cristão novidade

Já tudo, ou quase tudo, foi dito e escrito sobre a figura do Jorge Sampaio. Assinalando a sua morte, foram, por muitos e de múltiplas formas, sublinhadas as diversas facetas definidoras da sua personalidade nos mais diversos aspetos. Permitam-me a ousadia de voltar a este tema, para sublinhar um aspeto que não vi, falha minha porventura, sublinhado como considero ser merecido.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Escutar todos, com horizontes para lá das “fronteiras” da Igreja

Inquérito sobre o Sínodo

Escutar todos, com horizontes para lá das “fronteiras” da Igreja novidade

O Papa observava, no encontro sinodal com a sua diocese de Roma, no último sábado, 18, que escutar não é inquirir nem recolher opiniões. Mas nada impede que se consultem os cristãos sobre as “caraterísticas e âmbito” que “entendem dever ter a escuta que as igrejas diocesanas são chamadas a realizar, desde 17 de outubro próximo até ao fim de março-abril de 2022. Era esse o terceiro ponto da consulta feita pelo 7Margens, cujas respostas damos hoje a conhecer.

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro

União Europeia

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro novidade

A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.

Livrai-nos do Astérix, Senhor!

Livrai-nos do Astérix, Senhor! novidade

A malfadada filosofia do politicamente correcto já vai no ponto de apedrejar a cultura e diabolizar a memória. A liberdade do saber e do saber com prazer está cada vez mais ameaçada. Algumas escolas católicas do Canadá retiraram cerca de cinco mil títulos do seu acervo por considerarem que continham matéria ofensiva para com os povos indígenas.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This