Trabalhadores Cristãos festejam 8 de março

Luta pela emancipação da mulher “está longe de terminar”

| 7 Mar 2023

mulheres unidas, foto southworks creative

“Cabe a cada um de nós ocupar o seu lugar para construir juntos e em pé de igualdade um mundo melhor, um mundo como as mulheres de Petrogrado proclamaram em 8 de março de 1917, ‘de pão e paz’”, diz o comunicado do MMTC. Foto © Southworks Creative.

 

A luta pela emancipação das mulheres, pela sua libertação e pelo reconhecimento da sua igualdade “está longe de terminar”, escreve em comunicado enviado à redação do 7MARGENS o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março.

O MMTC recorda vários momentos históricos da luta das mulheres pela sua emancipação, lembrando que a “8 de março de 1917 mais de 90 mil mulheres saíram às ruas [de Petrogrado] para exigir melhores condições de trabalho, de vida e para se opor à política do Czar Nicolau II e à guerra que assolava a Europa (1914-1918)”. Essas “operárias e esposas de soldados exigiam pão para os filhos e o retorno dos maridos das trincheiras”. Foi esta manifestação, “conhecida como a marcha ‘Pão e Paz’, que marcou a data” que posteriormente (em 1977) seria consagrada pela ONU como Dia Internacional da Mulher.

A mensagem do MMTC foi este ano escrita por duas mulheres do MTC do Brasil e sublinha que “contando com as conquistas passadas, devemos continuar a lutar, pois a luta está longe de terminar. Cada passo, cada ação, por menor que seja, faz parte dessa longa história pela igualdade e libertação das mulheres. (…) Cabe a cada um de nós ocupar o seu lugar para construir juntos e em pé de igualdade um mundo melhor, um mundo como as mulheres de Petrogrado proclamaram em 8 de março de 1917, ‘de pão e paz’”.

Também no Evangelho, prossegue o comunicado, “Jesus quebra um tabu na conversa com a samaritana no poço de Jacob (Jo 4, 16-15. 28-30)”. “Um judeu a conversar com uma mulher, quanto mais com uma estranha, era um verdadeiro escândalo na época”. “Durante este diálogo, Jesus não julga esta mulher e leva-a a pensar sobre a sua vida”. Dessa troca de palavras, “nasce uma nova mulher que ousa ir além dos preconceitos e das tradições para testemunhar o que viveu neste diálogo com Jesus”.

 

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra” novidade

O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência novidade

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão novidade

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos

Censo 2022

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos novidade

Em apenas seis anos, a Irlanda, um dos países “mais católicos” da Europa, viu a taxa dos que se reconhecem como tal reduzir-se em 10 pontos percentuais entre 2016 (79%) e 2022 (96%). Os números são avançados pelo jornal The Irish Times de dia 30 de maio com base no censo de 2022, cujos resultados foram agora conhecidos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This