Federação Mundial

Luteranos elegem pela primeira vez uma mulher como secretária-geral

| 22 Jun 2021

Anne Burghardt é a primeira mulher e a primeira do Leste a exercer o cargo. Foto © Erik Peinar/FLM

 

 

Pela primeira vez a estrutura mundial dos Luteranos terá como secretária-geral uma mulher, Anne Burghardt, 45 anos, teóloga estoniana. Ultimamente, Burghard tem desempenhado as funções de diretora para o desenvolvimento no Instituto de Teologia da Igreja Evangélica Luterana da Estónia e de consultora para as relações internacionais e ecuménicas daquela Igreja. Além disso, foi coordenadora para as celebrações do 500º aniversário da Reforma e tem integrado o conselho da Conferência das Igrejas Europeias.

A Federação Luterana Mundial (FLM) é uma comunhão global de 148 igrejas de tradição luterana, representando mais de 77 milhões de cristãos em 99 países. Intervém em áreas como relações ecuménicas e inter-religiosas, teologia, assistência humanitária, direitos humanos, comunicação e os vários aspectos de missão e desenvolvimento. Compete à secretária-geral dar execução às decisões da assembleia e do conselho da FLM.

Aquela que é também a primeira secretária-geral originária da Europa Central e de Leste a liderar esta comunhão global de Igrejas, disse, ao agradecer a responsabilidade que lhe foi confiada que ora “pela orientação do Espírito de Deus”, pedindo “que Deus abençoe a nossa comunhão para que seja uma bênção para toda a Igreja e para o mundo”.

Ao felicitá-la pela eleição, o presidente da Federação Luterana Mundial, arcebispo Panti Filibus Musa, afirmou que Burghardt “assumirá um papel vital na liderança da comunhão global de igrejas, ajudando a moldar o seu incessante caminho e a testemunhar o evangelho, trabalhando pela paz, justiça e reconciliação”.

A eleição de Anne Burghardt teve lugar no sábado, 19, no decorrer do Conselho da Federação, tendo concorrido dois candidatos. A pastora estoniana obteve 28 votos (58%) e  o pastor da Igreja Luterana do Zimbabwe e atual secretário-geral do Conselho das Igrejas daquele país africano, Kenneth Mtata, contou com o voto de 20 conselheiros. Não se registaram abstenções. A entrada em funções da nova secretária-geral ocorrerá em novembro próximo.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This