Estudo revela

Maioria dos padres da Igreja de Inglaterra apoia matrimónios homossexuais

| 31 Ago 2023

Padres, Igreja de Inglaterra. Foto © Church of England

O estudo, que analisou 1.200 respostas enviadas a 5.000 sacerdotes escolhidos aleatoriamente, revela também que três quartos consideram que a Grâ-Bretanha já não pode ser descrita como um país cristão. Foto © Church of England.

 

A maioria dos padres da Igreja de Inglaterra considera que a instituição deveria permitir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e abandonar a sua oposição ao sexo pré-marital, revela um estudo realizado pelo jornal britânico The Times [artigo exclusivo a assinantes].

Aquela que é a primeira sondagem realizada entre o clero anglicano em quase uma década e “a mais abrangente” de sempre mostra que mais de metade apoia uma mudança na lei para permitir que os padres possam conduzir o casamento de casais homossexuais, com 53,4% a favor, em comparação com 36,5% contra.

Na última vez que os padres anglicanos em Inglaterra haviam sido questionados, em 2014, pouco depois da legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no país, 51% tinham respondido que o casamento entre pessoas do mesmo sexo era “errado”, em comparação com 39% que o aprovavam, refere a edição desta quarta-feira, 30, do jornal The Guardian.

A nova sondagem revela agora que 64,5% dos padres em Inglaterra apoiam o fim do ensino de que “a prática homossexual é incompatível com as Escrituras”, e conclui que 27,3% apoiam o fim de qualquer exigência de celibato para gays, enquanto 37,2% disseram estar dispostos a aceitar o sexo entre gays em relacionamentos “de compromisso”, como parcerias civis ou casamentos.

O estudo, que analisou 1.200 respostas enviadas a 5.000 sacerdotes escolhidos aleatoriamente, revela também que a esmagadora maioria dos padres (80%) apoiaria a nomeação de uma mulher para o cargo de arcebispo de Cantuária, e três quartos consideram que a Grâ-Bretanha já não pode ser descrita como um país cristão.

De acordo com a sondagem do Times, dois terços dos padres em Inglaterra pensam que as tentativas de travar a queda na frequência à igreja irá falhar, com apenas 10,1% a acreditar que será interrompida, e 10,5% a prever que as congregações voltarão a crescer.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This