Museus Judaico e do Holocausto

Mais de 1000 estudantes assinalam Dia Contra o Antissemitismo no Porto

| 8 Nov 2022

museu judaico do porto, foto c museu judaico do porto_website

No Museu Judaico do Porto, a programação inclui uma visita guiada à Sala do Antissemitismo Moderno, que mostra o crescimento do fenómeno em Portugal entre 2015 e 2022. Foto © Museu Judaico do Porto.

 

O Museu Judaico e o Museu do Holocausto do Porto assinalam esta quarta-feira, 9 de novembro, o Dia Internacional Contra o Antissemitismo, com a inauguração de uma exposição, música ao vivo, visitas guiadas, entre outras atividades que irão envolver mais de mil alunos de várias escolas do país.

Na data em que se assinala o 84º aniversário da Kristallnacht (em português, Noite dos Cristais) – nome dado à noite de 9 de novembro de 1938, na qual teve início o Holocausto – estes dois espaços da cidade do Porto partilham assim uma iniciativa que visa contribuir para a luta contra o antissemitismo, avançam em comunicado enviado ao 7MARGENS.

No Museu do Holocausto do Porto, será inaugurada, pelas 14h, uma exposição dedicada, precisamente, à “Noite dos Cristais”. A apresentação estará a cargo do diretor do museu, Michael Rothwell, cujos avós viram as montras da sapataria que possuíam em Berlim serem destruídas nessa mesma noite.

De seguida, será acesa uma chama na Sala Memorial do Museu, junto dos nomes de dezenas de milhares de pessoas assassinadas. Serão os alunos das escolas presentes os responsáveis pelo acender da chama, numa cerimónia que contará também com a presença do coro masculino da Comunidade Judaica do Porto: Coro Mekor Haim.

No Museu Judaico do Porto, a programação inclui uma visita guiada à Sala do Antissemitismo Moderno, que mostra o crescimento do fenómeno em Portugal entre 2015 e 2022, e a exibição do filme “Sefarad”.

A longa metragem (cujo trailer pode ser visto aqui) conta a história do fundador da Comunidade Judaica do Porto, o Capitão Barros Basto, que foi expulso do exército por ser judeu e que é internacionalmente conhecido como “o Dreyfus português”. Realizado por Luís Ismael, “Sefarad” dá a conhecer aspetos importantes da cultura, religião e história judaicas.

Isabel Barros Lopes, neta do Capitão Barros Basto, estará presente no Museu Judaico do Porto para, com os alunos, assistir à projeção do filme e responder às suas perguntas sobre aquele período da História.

“A ascensão meteórica da Comunidade, em apenas uma década, no plano nacional e internacional, foi travada por denúncias anónimas caluniosas que imputaram ao meu avô os crimes da moda e que o Estado português utilizou por conveniência, com o objetivo de destruir o então líder da Comunidade e a própria organização”, diz a neta do oficial, citada na nota enviada ao 7MARGENS.

Várias gerações passadas sobre o fim do Holocausto, “volta a assistir-se ao preocupante crescimento do antissemitismo por toda a Europa”, refere o comunicado, citando também Gabriel Senderowicz, Presidente da Comunidade Judaica do Porto: “o antissemitismo assume muitas formas, na extrema-esquerda, na extrema-direita e no centro político, pelo que decidimos incluir os dois museus e o cinema nesta importante iniciativa, que contará com um milhar de alunos e os seus professores”.

O representante da comunidade marcará presença, neste dia 9, em Auschwitz-Birkenau, integrando a Delegação da European Jewish Association que ali irá reunir-se.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This