"Um dia memorável"

Mais de 20 mil escuteiros festejam em Braga o centenário do CNE

| 26 Mai 2023

Por toda a cidade, serão mais de dez mil as atividades, entre jogos, oficinas, concertos e outros momentos de animação, nas quais os jovens poderão participar. Foto © CNE.

 

Foi em Braga que, em 1923, nasceu o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e é nesta cidade que 23 mil escuteiros são esperados este sábado, 26 de maio, para assinalar o primeiro centenário da instituição.

O dia ficará marcado pela inauguração do monumento evocativo do centenário, às 15h30, no Jardim dos Chorões (em frente ao Campo das Hortas, que funciona como entrada para o  centro histórico da cidade), precedida de uma homenagem, na Sé Primacial, ao arcebispo Manuel Vieira de Matos, fundador do escutismo católico em Portugal. Também nesta tarde, os CTT lançarão um selo comemorativo do centenário.

Por toda a cidade, serão mais de dez mil as atividades, entre jogos, oficinas, concertos e outros momentos de animação, nas quais os jovens poderão participar,

No final do dia, todos confluirão para o espaço exterior do recinto do Altice Fórum Braga, onde às 20 horas será celebrada a missa festiva do centenário, presidida pelo arcebispo de Braga, José Cordeiro.

Após a missa, os escuteiros farão, no interior do Altice Fórum Braga, “o maior Fogo de Conselho de sempre”, num espetáculo de música, animação e luz “que promete muitas surpresas interativas que levarão todos os participantes a viajar pelos últimos 100 anos da associação”, revela o jornal Diário do Minho.

Para este momento, são esperadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O espetáculo será também aberto a familiares dos escuteiros e à população da cidade, podendo as entradas ser adquiridas na bilheteira física do Alice Fórum Braga pelo valor de 5 euros.

Para Ivo Faria, chefe nacional do CNE, este será, sem dúvida, “um dia memorável“, em que lembrará aos milhares de escuteiros presentes que devem “sempre ser fiéis” à sua “promessa escutista”, estando “disponíveis para encontrar o outro e, nele, Cristo”. “Que não deixem de sonhar e de construir o amanhã dos seus sonhos. O segundo centenário começa agora”, afirmará ainda o representante perante os 23 mil escuteiros esperados em Braga.

A festa contará com transmissão em direto, a partir das 20 horas, no canal de Youtube do CNE.

O movimento escutista católico em Portugal está presente em todo o país, contando com 67 mil escuteiros em mais de 1.000 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, além de Genebra, Zurique e Macau.

 

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This