"Um dia memorável"

Mais de 20 mil escuteiros festejam em Braga o centenário do CNE

| 26 Mai 2023

Por toda a cidade, serão mais de dez mil as atividades, entre jogos, oficinas, concertos e outros momentos de animação, nas quais os jovens poderão participar. Foto © CNE.

 

Foi em Braga que, em 1923, nasceu o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e é nesta cidade que 23 mil escuteiros são esperados este sábado, 26 de maio, para assinalar o primeiro centenário da instituição.

O dia ficará marcado pela inauguração do monumento evocativo do centenário, às 15h30, no Jardim dos Chorões (em frente ao Campo das Hortas, que funciona como entrada para o  centro histórico da cidade), precedida de uma homenagem, na Sé Primacial, ao arcebispo Manuel Vieira de Matos, fundador do escutismo católico em Portugal. Também nesta tarde, os CTT lançarão um selo comemorativo do centenário.

Por toda a cidade, serão mais de dez mil as atividades, entre jogos, oficinas, concertos e outros momentos de animação, nas quais os jovens poderão participar,

No final do dia, todos confluirão para o espaço exterior do recinto do Altice Fórum Braga, onde às 20 horas será celebrada a missa festiva do centenário, presidida pelo arcebispo de Braga, José Cordeiro.

Após a missa, os escuteiros farão, no interior do Altice Fórum Braga, “o maior Fogo de Conselho de sempre”, num espetáculo de música, animação e luz “que promete muitas surpresas interativas que levarão todos os participantes a viajar pelos últimos 100 anos da associação”, revela o jornal Diário do Minho.

Para este momento, são esperadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O espetáculo será também aberto a familiares dos escuteiros e à população da cidade, podendo as entradas ser adquiridas na bilheteira física do Alice Fórum Braga pelo valor de 5 euros.

Para Ivo Faria, chefe nacional do CNE, este será, sem dúvida, “um dia memorável“, em que lembrará aos milhares de escuteiros presentes que devem “sempre ser fiéis” à sua “promessa escutista”, estando “disponíveis para encontrar o outro e, nele, Cristo”. “Que não deixem de sonhar e de construir o amanhã dos seus sonhos. O segundo centenário começa agora”, afirmará ainda o representante perante os 23 mil escuteiros esperados em Braga.

A festa contará com transmissão em direto, a partir das 20 horas, no canal de Youtube do CNE.

O movimento escutista católico em Portugal está presente em todo o país, contando com 67 mil escuteiros em mais de 1.000 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, além de Genebra, Zurique e Macau.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This