"Um dia memorável"

Mais de 20 mil escuteiros festejam em Braga o centenário do CNE

| 26 Mai 2023

Por toda a cidade, serão mais de dez mil as atividades, entre jogos, oficinas, concertos e outros momentos de animação, nas quais os jovens poderão participar. Foto © CNE.

 

Foi em Braga que, em 1923, nasceu o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e é nesta cidade que 23 mil escuteiros são esperados este sábado, 26 de maio, para assinalar o primeiro centenário da instituição.

O dia ficará marcado pela inauguração do monumento evocativo do centenário, às 15h30, no Jardim dos Chorões (em frente ao Campo das Hortas, que funciona como entrada para o  centro histórico da cidade), precedida de uma homenagem, na Sé Primacial, ao arcebispo Manuel Vieira de Matos, fundador do escutismo católico em Portugal. Também nesta tarde, os CTT lançarão um selo comemorativo do centenário.

Por toda a cidade, serão mais de dez mil as atividades, entre jogos, oficinas, concertos e outros momentos de animação, nas quais os jovens poderão participar,

No final do dia, todos confluirão para o espaço exterior do recinto do Altice Fórum Braga, onde às 20 horas será celebrada a missa festiva do centenário, presidida pelo arcebispo de Braga, José Cordeiro.

Após a missa, os escuteiros farão, no interior do Altice Fórum Braga, “o maior Fogo de Conselho de sempre”, num espetáculo de música, animação e luz “que promete muitas surpresas interativas que levarão todos os participantes a viajar pelos últimos 100 anos da associação”, revela o jornal Diário do Minho.

Para este momento, são esperadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O espetáculo será também aberto a familiares dos escuteiros e à população da cidade, podendo as entradas ser adquiridas na bilheteira física do Alice Fórum Braga pelo valor de 5 euros.

Para Ivo Faria, chefe nacional do CNE, este será, sem dúvida, “um dia memorável“, em que lembrará aos milhares de escuteiros presentes que devem “sempre ser fiéis” à sua “promessa escutista”, estando “disponíveis para encontrar o outro e, nele, Cristo”. “Que não deixem de sonhar e de construir o amanhã dos seus sonhos. O segundo centenário começa agora”, afirmará ainda o representante perante os 23 mil escuteiros esperados em Braga.

A festa contará com transmissão em direto, a partir das 20 horas, no canal de Youtube do CNE.

O movimento escutista católico em Portugal está presente em todo o país, contando com 67 mil escuteiros em mais de 1.000 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, além de Genebra, Zurique e Macau.

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This