Em carta aberta

Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa

| 30 Ago 2022

nicaragua bandeira foto c derek brumby

A recente escalada na tensão com a Igreja Católica “representa um caso de perseguição religiosa e atentado aos direitos humanos” na Nicarágua, afirmam os signatários. Foto © Derek Brumby.

 

Um grupo de 85 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas de atuação, enviou esta segunda-feira, 29, uma carta aberta ao cônsul honorário da Nicarágua em Lisboa, onde apela ao governo daquele país para que “faça um caminho para o retorno rápido à democracia plena, ao estado de Direito, ao respeito pelos direitos humanos, e à liberdade nas suas várias expressões, incluindo a de expressão e religiosa”.

Na missiva, os signatários começam por referir que têm acompanhado “com tristeza e preocupação, pela comunicação social independente, a evolução da situação na Nicarágua, no que diz respeito à degradação da vida pública e do ambiente político, e em especial à recente escalada na tensão existente com a Igreja Católica que representa um caso de perseguição religiosa e atentado aos direitos humanos”.

São dados como exemplos o encerramento de rádios católicas e as perseguições a crentes, bem como o episódio recente do cerco policial à Cúria da diocese de Matagalpa, com a detenção do seu bispo Rolando Alvarez e de vários padres e leigos [ver 7MARGENS].

“Tais métodos, por demais conhecidos de todos, não configuram senão uma violação da liberdade e dos direitos humanos que a ninguém favorece, e confirmam a deriva ditatorial da Nicarágua, o que tanto nos entristece”, pode ler-se na mensagem, enviada com conhecimento à embaixadora da Nicarágua em Paris, à Nunciatura Apostólica em Lisboa e à Conferência Episcopal Portuguesa.

Entre os subscritores, incluem-se a escritora Alice Vieira, o economista e ex-ministro das Finanças António Bagão Félix, o presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e antigo responsável nacional da Cáritas, Eugénio Fonseca, e a presidente da Federação Portuguesa pela Vida, Isilda Pegado.

Todos fazem questão de juntar “a voz à do Secretário-geral da ONU, António Guterres”, e terminam com um apelo veemente “a que o governo da Nicarágua liberte todos os presos” que injustamente se encontrem privados da sua liberdade.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This