Detidos desde 19 de agosto

Mais três padres condenados a dez anos de prisão na Nicarágua

| 8 Fev 2023

cerco policial igreja nicaragua foto direitos reservados retirada de confidencial.com (1200 × 900 px)

Cerco policial a igreja na Nicarágua. Foto: Direitos reservados.

 

Poucos dias após ter sido conhecida a pena do padre Óscar Benavidez, condenado a dez anos de prisão por “conspiração para minar a integridade nacional”, sabe-se agora que a mesma pena foi atribuída a mais três sacerdotes, um diácono, dois seminaristas e um leigo da diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, por “traição à pátria”.

Os condenados são Ramiro Tijerino, reitor da Universidade Juan Pablo II e responsável pela paróquia de San Juan Bautista, José Luis Díaz e Sadiel Eugarrios, primeiro e segundo vigários da catedral de Matagalpa, o diácono Raúl Vega González, os seminaristas Darvin Leiva Mendoza e Melkin Centeno, e o leigo Sergio Cárdenas.

A sentença foi proferida pela juíza Nadia Camila Tardencilla, numa audiência realizada à porta fechada, tal como havia acontecido no caso do padre Óscar Benavidez [ver 7MARGENS].

Além de terem sido condenados a cinco anos de prisão pelo delito de conspiração e a outros cinco por propagação de notícias falsas, ambos os crimes “em prejuízo do Estado da Nicarágua e da sociedade”, os sentenciados ficarão também sujeitos a penas acessórias: “800 dias de multa, inabilitação de forma perpétua para exercer função pública em nome ou ao serviço do Estado da Nicarágua, assim como para exercer cargos de eleição popular e inabilitação perpétua dos seus direitos de cidadãos”.

O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) qualificou o caso de “aberração jurídica”. “Condenamos estas ações perversas do regime, que violam os direitos humanos. Exigimos liberdade imediata para eles e todas as pessoas presas políticas”, pediu a organização.

O grupo de religiosos e leigos, juntamente com o bispo Rolando Álvarez, tinha sido detido na madrugada de 19 de agosto por agentes policiais no palácio episcopal da diocese de Matagalpa, e encontrava-se na prisão “El Chipote”, com exceção do bispo, que se encontra em “prisão domiciliária”. O julgamento de Álvarez está agendado para o próximo dia 28 de março.

 

Hollerich pede “libertação imediata”

cardeal jean-claude hollerich foto Comece

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance junto das Instituições Europeias a favor da libertação [dos cristãos presos e condenados]”, escreveu o cardeal Jean-Claude Hollerich numa carta aberta aos bispos nicaraguenses. Foto © Comece.

Perante a violenta e sistemática perseguição com que o governo do Presidente Daniel Ortega tem procurado paralisar a Igreja na Nicarágua, o presidente da Comissão das Conferências Episcopais Europeias (Comece), cardeal Jean-Claude Hollerich, enviou uma carta aberta de solidariedade ao Presidente da Conferência Episcopal de Nicarágua, o bispo Carlos Gutiérrez.

Na carta, datada de 6 de fevereiro e divulgada dois dias depois, Hollerich afirma: ”faremos tudo o que estiver ao nosso alcance junto das Instituições Europeias a favor da libertação [dos cristãos presos e condenados], da promoção da liberdade, do estado de direito, da justiça e da democracia” na Nicarágua.

O cardeal Hollerich garante ainda que “não passam despercebidos” os “testemunhos de compromisso com a nossa fé no Evangelho e com o bem dos outros da nossa amada Igreja na Nicarágua”, pelo que se junta “à voz que clama contra a injustiça a que estão a ser submetidos os nossos irmãos na Nicarágua e exigimos a sua libertação imediata”.

O Parlamento Europeu já votou, durante esta legislatura e em seis ocasiões diferentes, resoluções de condenação do regime de Ortega.

 

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra” novidade

O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência novidade

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão novidade

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos

Censo 2022

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos novidade

Em apenas seis anos, a Irlanda, um dos países “mais católicos” da Europa, viu a taxa dos que se reconhecem como tal reduzir-se em 10 pontos percentuais entre 2016 (79%) e 2022 (96%). Os números são avançados pelo jornal The Irish Times de dia 30 de maio com base no censo de 2022, cujos resultados foram agora conhecidos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This