Detidos desde 19 de agosto

Mais três padres condenados a dez anos de prisão na Nicarágua

| 8 Fev 2023

cerco policial igreja nicaragua foto direitos reservados retirada de confidencial.com (1200 × 900 px)

Cerco policial a igreja na Nicarágua. Foto: Direitos reservados.

 

Poucos dias após ter sido conhecida a pena do padre Óscar Benavidez, condenado a dez anos de prisão por “conspiração para minar a integridade nacional”, sabe-se agora que a mesma pena foi atribuída a mais três sacerdotes, um diácono, dois seminaristas e um leigo da diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, por “traição à pátria”.

Os condenados são Ramiro Tijerino, reitor da Universidade Juan Pablo II e responsável pela paróquia de San Juan Bautista, José Luis Díaz e Sadiel Eugarrios, primeiro e segundo vigários da catedral de Matagalpa, o diácono Raúl Vega González, os seminaristas Darvin Leiva Mendoza e Melkin Centeno, e o leigo Sergio Cárdenas.

A sentença foi proferida pela juíza Nadia Camila Tardencilla, numa audiência realizada à porta fechada, tal como havia acontecido no caso do padre Óscar Benavidez [ver 7MARGENS].

Além de terem sido condenados a cinco anos de prisão pelo delito de conspiração e a outros cinco por propagação de notícias falsas, ambos os crimes “em prejuízo do Estado da Nicarágua e da sociedade”, os sentenciados ficarão também sujeitos a penas acessórias: “800 dias de multa, inabilitação de forma perpétua para exercer função pública em nome ou ao serviço do Estado da Nicarágua, assim como para exercer cargos de eleição popular e inabilitação perpétua dos seus direitos de cidadãos”.

O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) qualificou o caso de “aberração jurídica”. “Condenamos estas ações perversas do regime, que violam os direitos humanos. Exigimos liberdade imediata para eles e todas as pessoas presas políticas”, pediu a organização.

O grupo de religiosos e leigos, juntamente com o bispo Rolando Álvarez, tinha sido detido na madrugada de 19 de agosto por agentes policiais no palácio episcopal da diocese de Matagalpa, e encontrava-se na prisão “El Chipote”, com exceção do bispo, que se encontra em “prisão domiciliária”. O julgamento de Álvarez está agendado para o próximo dia 28 de março.

 

Hollerich pede “libertação imediata”

cardeal jean-claude hollerich foto Comece

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance junto das Instituições Europeias a favor da libertação [dos cristãos presos e condenados]”, escreveu o cardeal Jean-Claude Hollerich numa carta aberta aos bispos nicaraguenses. Foto © Comece.

Perante a violenta e sistemática perseguição com que o governo do Presidente Daniel Ortega tem procurado paralisar a Igreja na Nicarágua, o presidente da Comissão das Conferências Episcopais Europeias (Comece), cardeal Jean-Claude Hollerich, enviou uma carta aberta de solidariedade ao Presidente da Conferência Episcopal de Nicarágua, o bispo Carlos Gutiérrez.

Na carta, datada de 6 de fevereiro e divulgada dois dias depois, Hollerich afirma: ”faremos tudo o que estiver ao nosso alcance junto das Instituições Europeias a favor da libertação [dos cristãos presos e condenados], da promoção da liberdade, do estado de direito, da justiça e da democracia” na Nicarágua.

O cardeal Hollerich garante ainda que “não passam despercebidos” os “testemunhos de compromisso com a nossa fé no Evangelho e com o bem dos outros da nossa amada Igreja na Nicarágua”, pelo que se junta “à voz que clama contra a injustiça a que estão a ser submetidos os nossos irmãos na Nicarágua e exigimos a sua libertação imediata”.

O Parlamento Europeu já votou, durante esta legislatura e em seis ocasiões diferentes, resoluções de condenação do regime de Ortega.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This