Arcebispo greco-católico pede libertações imediatas

Mais um padre detido por militares russos na Ucrânia

| 5 Dez 2022

igreja ortodoxa do martirio de sao joao batista, Foto Олег Довгаль via Wikimedia Commons

Igreja do Martirio de S. João Batista, em Melitopol (Zaporíjia, Ucrânia). Foto © Олег Довгаль, via Wikimedia Commons.

 

Depois da detenção de dois padres redentoristas pelas tropas russas na região de Donetsk, noticiada no passado dia 29 de novembro, foi agora detido o pároco de Melitopol, na região de Zaporíjia, informou o bispo auxiliar do exarcado arquiepiscopal de Donetsk, Maksym Ryabukha, em entrevista ao canal católico italiano TV2000.

“Após a celebração da missa, alguns soldados russos entraram na paróquia e depois de terem desrespeitado os católicos, a oração e o seu encontro, capturaram e levaram para um lugar desconhecido o padre Oleksandr Bogomaz, o jovem pároco de Melitopol”, afirmou o bispo, citado pelo Vatican News.

De acordo com o arcebispo greco-católico de Kiev, Sviatoslav Schevchuk, os dois padres que já se encontravam presos estão a ser “torturados sem piedade”. O bispo diz ter recebido informações sobre os religiosos no dia 30 de novembro. “De acordo com os métodos clássicos de repressão stalinistas – afirma Schevchuk – deles são extraídas confissões de crimes que não cometeram. De facto, os nossos dois heroicos pastores são diariamente ameaçados de morte sob tortura”.

“Peço a todos os que me ouvem, antes de mais nada, dirigindo-me àqueles que hoje os atormentam e torturam, que procedam à sua libertação imediata, pois são sacerdotes de Cristo e são inocentes de qualquer culpa. Na verdade, eles são culpados de amar seu próprio povo, sua própria Igreja, as pessoas confiadas aos seus cuidados”, sublinha o arcebispo católico de Kiev. E lança o também um apelo “aos representantes diplomáticos, às organizações internacionais de direitos humanos, para que façam todo o possível para salvar a vida desses pastores heróicos”.

 

Zelenski impõe restrições a Igreja Ortodoxa Russa

Dois dias depois, a 1 de dezembro, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarava no seu habitual discurso em vídeo que o Conselho de Segurança Nacional e de Defesa havia encarregado o Governo de propor ao parlamento um projeto-lei para “impossibilitar as atividades na Ucrânia de organizações religiosas filiadas aos centros de influência na Rússia” e que seriam investigados os vínculos entre as igrejas ortodoxas ucraniana e russa.

Estas medidas surgem na sequência das operações de busca efetuadas em novembro pelos serviços de segurança ucranianos no principal mosteiro de Kiev, a capital, e local de residência do primaz da Igreja Ortodoxa Ucraniana, e em outros locais de culto, justificadas pelas suspeitas de ligações com Moscovo.

Recorde-se que o patriarca Cirilo, chefe da Igreja Ortodoxa russa, tem manifestado estar ao lado de Vladimir Putin desde o início do conflito, o que já motivou fortes críticas da parte do Metropolita Epifânio, líder da Igreja Ortodoxa da Ucrânia (independente).

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This