Arcebispo greco-católico pede libertações imediatas

Mais um padre detido por militares russos na Ucrânia

| 5 Dez 2022

igreja ortodoxa do martirio de sao joao batista, Foto Олег Довгаль via Wikimedia Commons

Igreja do Martirio de S. João Batista, em Melitopol (Zaporíjia, Ucrânia). Foto © Олег Довгаль, via Wikimedia Commons.

 

Depois da detenção de dois padres redentoristas pelas tropas russas na região de Donetsk, noticiada no passado dia 29 de novembro, foi agora detido o pároco de Melitopol, na região de Zaporíjia, informou o bispo auxiliar do exarcado arquiepiscopal de Donetsk, Maksym Ryabukha, em entrevista ao canal católico italiano TV2000.

“Após a celebração da missa, alguns soldados russos entraram na paróquia e depois de terem desrespeitado os católicos, a oração e o seu encontro, capturaram e levaram para um lugar desconhecido o padre Oleksandr Bogomaz, o jovem pároco de Melitopol”, afirmou o bispo, citado pelo Vatican News.

De acordo com o arcebispo greco-católico de Kiev, Sviatoslav Schevchuk, os dois padres que já se encontravam presos estão a ser “torturados sem piedade”. O bispo diz ter recebido informações sobre os religiosos no dia 30 de novembro. “De acordo com os métodos clássicos de repressão stalinistas – afirma Schevchuk – deles são extraídas confissões de crimes que não cometeram. De facto, os nossos dois heroicos pastores são diariamente ameaçados de morte sob tortura”.

“Peço a todos os que me ouvem, antes de mais nada, dirigindo-me àqueles que hoje os atormentam e torturam, que procedam à sua libertação imediata, pois são sacerdotes de Cristo e são inocentes de qualquer culpa. Na verdade, eles são culpados de amar seu próprio povo, sua própria Igreja, as pessoas confiadas aos seus cuidados”, sublinha o arcebispo católico de Kiev. E lança o também um apelo “aos representantes diplomáticos, às organizações internacionais de direitos humanos, para que façam todo o possível para salvar a vida desses pastores heróicos”.

 

Zelenski impõe restrições a Igreja Ortodoxa Russa

Dois dias depois, a 1 de dezembro, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarava no seu habitual discurso em vídeo que o Conselho de Segurança Nacional e de Defesa havia encarregado o Governo de propor ao parlamento um projeto-lei para “impossibilitar as atividades na Ucrânia de organizações religiosas filiadas aos centros de influência na Rússia” e que seriam investigados os vínculos entre as igrejas ortodoxas ucraniana e russa.

Estas medidas surgem na sequência das operações de busca efetuadas em novembro pelos serviços de segurança ucranianos no principal mosteiro de Kiev, a capital, e local de residência do primaz da Igreja Ortodoxa Ucraniana, e em outros locais de culto, justificadas pelas suspeitas de ligações com Moscovo.

Recorde-se que o patriarca Cirilo, chefe da Igreja Ortodoxa russa, tem manifestado estar ao lado de Vladimir Putin desde o início do conflito, o que já motivou fortes críticas da parte do Metropolita Epifânio, líder da Igreja Ortodoxa da Ucrânia (independente).

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This