Mãos à Obra

Os voluntários que escutam os presos

Mãos à Obra

Os voluntários que escutam os presos

Eles também fazem fila à porta das cadeias para visitar os presos. São voluntários das associações que apoiam os reclusos e as suas famílias. Escutam as suas preocupações, ajudam-nos a resolver problemas, a organizar festas de aniversário, a apoiar os filhos e a encaminhar a vida quando saem da cadeia.

Mãos à obra (9) – Casa de Santa Isabel: Uma Comunidade de Vida

Mãos à obra (9) – Casa de Santa Isabel: Uma Comunidade de Vida

A Casa Santa Isabel situa-se em São Romão, no concelho de Seia, no sopé da Serra da Estrela e estende-se por uma área de cerca de 40 hectares. Carlos Páscoa, colaborador residente desde 1983 e membro da direção, apresenta os objetivos desta comunidade terapêutica que ao longo de 40 anos trilhou caminhos de irmandade, cuidado com o outro e respeito pela natureza. Numa segunda parte, apresentamos uma pequena entrevista telefónica com o mesmo responsável.

Mãos à obra (8) – Lápis que escrevem histórias felizes

Mãos à obra (8) – Lápis que escrevem histórias felizes

Fomos novamente à Covilhã, desta vez pela mão de Rosa Carreira. Ita, como é conhecida, conta-nos como pequenos gestos gizados na colaboração e no envolvimento da comunidade podem construir solidariedade e escrever histórias de esperança. Por opção, as campanhas “Lápis Solidários” decorrem apenas nas pequenas mercearias e minimercados como forma de apoiar a economia local.

Arquidiocese de Braga propõe caminho até ao bimilenário da Ressurreição de Jesus

Assembleia nas Caxinas, este sábado

Arquidiocese de Braga propõe caminho até ao bimilenário da Ressurreição de Jesus novidade

A Arquidiocese de Braga promove este sábado, 2 de dezembro, nas Caxinas (Póvoa de Varzim), a sua segunda assembleia aberta, que lançará um processo de natureza sinodal a dez anos, que culminará na Páscoa de 2033, ano da grande celebração dos dois mil anos da Ressurreição de Cristo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Crónica

Uma greve de mulheres que fez esgotar as salsichas…

[Segunda leitura]

Uma greve de mulheres que fez esgotar as salsichas…

Há perto de 50 anos, num dia do mês de outubro, as salsichas esgotaram em todas as lojas e supermercados da Islândia… Coisa estranha, não? E fica ainda mais estranha quando se sabe o motivo deste bizarro acontecimento: uma greve de mulheres.  Uma greve a TODO o trabalho que lhes competia, fosse o do emprego, fosse o de casa. Sim, que trabalho doméstico também é trabalho. (Joaquim Fidalgo)

Breves

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

É notícia

Dia dos Mártires

Igreja na Índia recorda massacre de 2008

Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires. 

Fundação AIS

Padre haitiano morto a tiro

Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS. 

IndieLisboa

Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”

O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa. 

Entre margens

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

“Não me detenhas” | O regresso das impertinentes (I)

“Não me detenhas” | O regresso das impertinentes (I)

Pensava que não voltaria aqui tão cedo, mas continuo às voltas com o tema do lugar das mulheres na Igreja. Seria fácil assumir o papel de demolidora passiva, não propor nada, e mascarar a minha inércia com uma aparente e plácida ponderação. Fui bem-ensinada a desconfiar da afeição a temas difíceis, que acaba por nos domar e toldar o horizonte e, além disso, quem não quer marcar pontos de moderação nestes tempos desbragados? (Marta Saraiva)

Cultura e artes

Leituras encenadas de uma trilogia de Gil Vicente

500 anos das obras

Leituras encenadas de uma trilogia de Gil Vicente

Sem verbas suficientes para uma encenação, o Teatro Maizum apresenta a leitura encenada de uma trilogia vicentina — com as obras Tragicomédia de Dom Duardos, Farsa de Inês Pereira e o Auto Pastoril Português — que durante uma semana (desta segunda-feira, 27, até domingo, dia 3) ocupará o espaço da Galeria Sá da Costa, em Lisboa.

Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento

Comissariada pelo diretor do 7MARGENS

Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento

O cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, serão os intervenientes no colóquio “As religiões como património da humanidade”, que decorre no próximo dia 13 de Dezembro, a partir das 18h, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Muito lá de casa

"Home", de Francisco Sassetti

Muito lá de casa

Home é um regresso à casa em que nos sentimos de facto em casa, e no palco e no disco, Francisco Sassetti faz isso mesmo, mete-nos dentro da sua sala de estar. Uma primeira obra a solo, para ouvir sem demoras. (Miguel Marujo)

Sete Partidas

Se o Evangelho não é migração, então é o quê?

Se o Evangelho não é migração, então é o quê?

Jornada extensa. Temporã. Três da manhã. Viagem longa. Escalas. Fuso horário. Reuniões à chegada. Demasiadas. Oito da noite. O cansaço a impor-se. A fome a acusar negligência. Ingredientes de sobra para encerrar o dia. Pausar. Parar mesmo. No entanto insuficientes para ignorar os relatos que começáramos a escutar.

Aquele que habita os céus sorri

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This