AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

papa francisco marcelo rebelo de sousa direitos reservados

Marcelo antecipa-se aos bispos e diz que o Papa pode regressar a Fátima em 2023

papa francisco marcelo rebelo de sousa direitos reservados

Na audiência com o Papa Francisco, foram também abordados temas da atualidade europeia, africana e latino-americana, com atenção particular a Moçambique e à Venezuela, referiu Marcelo Rebelo de Sousa. Foto: Direitos reservados.

 

Tal como há cinco anos, quando anunciou que o Papa Francisco viria a Fátima, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, antecipou-se à hierarquia católica e anunciou nesta sexta-feira, 12 de março, que o Papa poderá voltar ao santuário português quando vier a Lisboa em 2023, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Marcelo Rebelo de Sousa falou após a audiência que teve com o Papa, na biblioteca privada do Palácio Apostólico, na Santa Sé. A viagem do Papa “a Lisboa e a Fátima”, por ocasião da JMJ foi um dos temas debatidos, disse Marcelo à RTP e à Lusa, em declarações citadas pela Ecclesia.

Francisco está “muito atento ao que se passa com a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia”, com destaque para a próxima Cimeira Social e a resposta à crise sanitária e económica provocada pela pandemia, disse o Presidente.

No encontro, Marcelo ofereceu ao Papa uma obra sobre a Igreja de São Roque, em Lisboa, ligada à presença dos jesuítas em Portugal. Já o Papa ofereceu a Marcelo textos da sua autoria, incluindo uma cópia da Declaração sobre a Fraternidade Humana assinada há dois anos em Abu Dhabi e uma escultura em bronze representando um aperto de mãos.

Nas suas declarações aos jornalistas, o Presidente referiu a “visita histórica” do Papa ao Iraque, na semana passada, e as perspetivas de pacificação para o Médio Oriente. Além desse, foram abordados temas da atualidade europeia, africana e latino-americana, com atenção particular a Moçambique e à Venezuela.

Marcelo disse que o Papa está “naturalmente preocupado com os efeitos sociais da crise” pandémica e que encontrou Francisco, depois da viagem ao Iraque, em “grande forma física, grande forma psíquica”.

A visita de Marcelo ao Vaticano repete o que se passou há cinco anos, quando o Presidente foi encontrar-se com o Papa – e, depois, com o rei de Espanha – no início do seu mandato. Rebelo de Sousa quis sublinhar desta forma o “papel essencial” da Santa Sé no reconhecimento da independência de Portugal, que foi oficializada pelo Papa Alexandre III, em 1179, com a bula Manifestis Probatum, dirigida ao rei Afonso Henriques.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.