
“Somos convidados a estar atentos ao que abre os nossos olhos para a luz.” Foto: Direitos Reservados
“Somos convidados a estar atentos ao que abre os nossos olhos para a luz, ao que alimenta a esperança em nós”, diz a irmã Gabi, das Irmãs de Santo André.
A irmã Gabi reside na comunidade de Ameugny (Borgonha, no leste de França), onde as irmãs trabalham em conjunto com os irmãos de Taizé, no acolhimento a jovens e a famílias.
Na meditação gravada em vídeo que a comunidade de Taizé está a propor todos os dias desta Semana Santa no canal YouTube, a irmã Gabi parte de dois episódios do capítulo 9 do Evangelho Segundo São Lucas (18-14; 28-36): quando Jesus pergunta aos discípulos sobre quem dizem que é ele; e do momento em que ele próprio se transfigura.
“Jesus não procura a morte, Mas ele sabe que naquele caminho arrisca-se a ser confrontado com o sofrimento, a rejeição, a hostilidade – e que se arrisca a ter de pagar com a sua vida o amor que oferece”, comenta a irmã Gabi.
Na Semana Santa, que antecipa a Páscoa, os cristãos celebram a morte e ressurreição de Jesus, naquilo que é o centro da fé cristã. “Jesus vem para que cada pessoa sem excepção possa descobrir a bondade e o amor incondicionais de Deus”, diz a irmã de Santo André, no vídeo que pode ser visto a seguir (para aceder às legendas em português, clicar na roda dentada, em baixo, à direita e, aí, selecionar “legendas” e, depois, português):