AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Irmão Sébastien Taizé

Meditações de Taizé na Semana Santa: “Crescer como pessoas que estamos destinadas a ser”

| 31/03/2021

“Deus quer que cresçamos, para que nos possamos tornar nas pessoas que estamos destinadas a ser”, diz o irmão Sébastien, de Taizé, nas meditações que a comunidade ecuménica de monges, na Borgonha, está a propor para estes dias de Semana Santa.

Na meditação para esta quarta-feira, 31 de março, o irmão Sébastien parte do episódio em que Simão e três companheiros enchem as redes de peixe, depois de Jesus lhes ter dito para lançarem as redes de novo, após uma noite sem nada pescarem. Uma história, contada no Evangelho Segundo São Lucas (5, 1-11), que traduz a ideia de que, mesmo se não é fácil “compreender a misteriosa presença de Deus”, este “sabe tudo, mas isso nunca é usado como uma arma contra nós”.

O irmão Sébastien recorda que a expressão do Salmo que diz “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”, se refere não a “um Deus abstrato, mas ao Deus vivo, o Deus de amor, o único Deus em quem podemos confiar”.

O vídeo pode ser visto a seguir (para aceder às legendas em português, clicar na roda dentada, em baixo à direita; aí, selecionar “legendas” e, depois, português):

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.