Indonésia

Mesquita e Catedral de Jacarta unidas por um túnel, em sinal de paz e tolerância

| 30 Ago 2021

mesquita istiqlal jacarta, foto andrey khrobostov

Vista aérea de Jacarta, com a Mesquita Istiqlal ao centro e a Catedral em frente a ela. Foto © Andrey Khrobostov.

 

A partir do mês de setembro, a Mesquita Istiqlal e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Jacarta, terão a uni-las um túnel subterrâneo. Situados a apenas 200 metros de distância um do outro, os dois locais de culto passarão a estar efetivamente ligados, constituindo “um símbolo das boas relações entre diferentes comunidades religiosas”, afirmou o vice-presidente do país, Kiai Hajj Ma’ruf Amin, citado pela Asia News.

Mais do que ser um símbolo, este novo “centro religioso”, composto pela maior mesquita do sudeste asiático e pela catedral católica de Jacarta, pretende “promover a tolerância e a paz entre todos os indonésios”, destacou Amin, que visitou a obra na passada quinta-feira, 26.

A própria visita do vice-presidente revela a intenção do presidente indonésio Joko “Jokowi” Widodo de promover a tolerância religiosa e marginalizar as visões extremistas no país. Já em 2017, o seu governo havia dissolvido e proibido grupos islâmicos extremistas, incluindo a Frente de Defesa Islâmica e o Hizb ut-Tahrir (Partido Islâmico da Libertação).

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This