Mesquitas atacadas em Espanha e França

| 24 Fev 21

Um ataque com explosivos contra uma mesquita em Múrcia (Espanha) e vandalismo contra uma outra em Estrasburgo (França) registaram-se esta semana e foram já condenados por diversas organizações.

No sudeste de Espanha, a localidade de San Javier, Múrcia, acordou na madrugada de domingo (21 de Fevereiro) com uma explosão sentida por vários residentes nas proximidades da mesquita.

“Tenho insónias, por isso estava sentada a fumar no meu apartamento, mesmo por cima do local onde ocorreu a explosão. Ouvi um barulho alto e senti o chão mexer-se”, disse Francisca Chuecos ao diário local La Verdad, citado pelo The Muslim News.

A explosão deu-se cerca das 4h locais (3h em Lisboa) e danificou janelas e fachada. Frases insultuosas tinham sido pintadas também.

O ataque, conta a mesma fonte, é rejeitado pelos muçulmanos, que dizem que nunca houve problemas entre quem já ali vivia e os que foram chegando. “Todos nos respeitamos uns aos outros”, disse Mohamed Mehdi, que vive no bairro há uma década.

O imã da mesquita, Brahim Roubi, confirmou a opinião, destacando a hospitalidade e o acolhimento para com a comunidade muçulmana. “Estou certo de que será um incidente isolado”, disse ele.

Também o ayuntamiento (município) condenou o ataque, insistindo que a comunidade se orgulha da “forma harmoniosa como San Javier se tornou uma cidade intercultural nos últimos anos”.

Espanha tem 2,1 milhões de muçulmanos. Cerca de 100.000 vivem na região de Múrcia.

Em Estrasburgo, foi a pintura de frases insultuosas que também levou à perplexidade e condenação. Na vedação de obras da Mesquita do Sultão Eyyub, que será o maior local de culto muçulmano da Europa, depois de concluída, apareceram graffitis contra o islão e os muçulmanos na terça-feira, 23.

A Confederação Islâmica de Milli Gorus (CIMG), que supervisiona a construção da mesquita, lamentou a mensagem, que “reflecte o clima” de “banalização” do discurso contra os muçulmanos no discurso público e mediático, informa também o The Muslim News.

Um homem de 21 anos detido pela polícia admitiu ter sido o autor do acto, mas ainda não se sabe que intenção ele teria.

Além do CIMG, também o Conselho Francês de Culto Muçulmano e a União das Mesquitas condenaram o acto.

Bispos pedem reconciliação e fim da violência depois de 200 mortes na Nigéria

Vários ataques no Nordeste do país

Bispos pedem reconciliação e fim da violência depois de 200 mortes na Nigéria novidade

O último episódio de violência na Nigéria, com contornos políticos, económicos e religiosos, descreve-se ainda com dados inconclusivos, mas calcula-se que, pelo menos, duas centenas de pessoas perderam a vida na primeira semana de Janeiro no estado de Zamfara, Nigéria, após vários ataques de grupos de homens armados a uma dezena de aldeias. Há bispos católicos a sugerir caminhos concretos para pôr fim à violência no país, um dos que registam violações graves da liberdade religiosa. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Papa doa 200 mil euros para ajudar migrantes e vítimas de tufão

Preocupado com Bielorrússia e Filipinas

Papa doa 200 mil euros para ajudar migrantes e vítimas de tufão novidade

O Papa Francisco enviou uma contribuição de 100 mil euros à Igreja das Filipinas, para ajudar o país asiático a minimizar as consequências do tufão Rai, que segundo dados das Nações Unidas provocou pelo menos 400 mortos, dezenas de desaparecidos, tendo afetado 8 milhões de pessoas em 11 regiões. Quantia equivalente foi destinada aos “grupos de migrantes bloqueados entre a Polónia e a Bielorrússia e em auxílio da Cáritas Polaca para enfrentar a emergência migratória na fronteira entre os dois países, devido à situação de conflito que já dura mais de 10 anos”, informou o Vaticano esta terça-feira, 18 de janeiro.

O Senhor a receber das mãos do servo

O Senhor a receber das mãos do servo novidade

Sendo hoje 6 de Janeiro (19 de Janeiro no calendário gregoriano), no calendário juliano (seguido por grande parte dos cristãos ortodoxos em todo o mundo), celebramos a Festa da Teofania de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, isto é, a festa da manifestação ou revelação ao mundo da Sua divindade, no mistério do Seu Baptismo no rio Jordão, das mãos de São João Baptista.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This