Milhões de pessoas e muitas cidades na greve estudantil pelo clima
Alguns milhares de pessoas em Lisboa e em vários outras cidades do país e muitos milhões pelo mundo fora: a greve estudantil pelo clima foi um êxito em diversos lugares e mobilizou muitos jovens. Em Lisboa, a marcha começou no Largo Camões, desceu a Calçada do Combro em direcção ao Parlamento e, aí, encheu o largo fronteiro. Em todo o mundo, muitos jovens saíram à rua com uma mensagem crítica das opções que têm sido tomadas e um apelo claro: não há um planeta B, a Terra pode morrer se não for invertida rapidamente a marcha para o desastre, são necessárias soluções urgentes para o que se passa.
A jovem Greta Thunberg, 16 anos, a activista sueca que inspirou e tem dinamizado este movimento mundial contra as políticas que levam às alterações climáticas, subscreveu entretanto um manifesto, no qual afirma que os estudantes não tinham outras opões, se não as de chamar a atenção do problema através deste meio. “Este movimento tinha de acontecer, nós não temos escolhas. A maior parte dos grevistas que estão mobilizados ainda não podem votar. Imaginem o que isso significa. Apesar da crise climática, apesar de conhecermos os factos não temos possibilidade de falar sobre as alterações climáticas com aqueles que têm poder de decisão”, diz o texto.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]
Breves
Agenda pública suspensa até dia 18
Francisco recupera bem da intervenção cirúrgica aos intestinos
“ O Santo Padre reagiu bem, tanto à cirurgia como à anestesia”, disse Sergio Alfieri, o médico responsável pela intervenção de três horas a que o Papa Francisco foi submetido no Hospital Gemelli, durante a tarde de dia 7 de junho. Sergio Alfieri precisou que durante a operação “foi executada a reparação do defeito de hérnia, mediante uma cirurgia plástica da parede abdominal, com o auxílio de uma rede protésica”.
Novo livro
O sexo e o amor em “A Casta dos Castos”
Ana Nunes de Almeida e Peter Stilwell, uma socióloga e um padre, conversarão, esta quarta-feira, dia 7 de junho, na Feira do Livro de Lisboa, sobre o livro que acaba de ser traduzido em Portugal, pela editora Livros Zigurate, intitulado “A Casta dos Castos: os padres, o sexo e o amor”.
Sábado, dia 3, em Braga
Que casa construir para brincar diante de Deus?
A importância da liturgia na concepção espacial de um templo ou lugar litúrgico e na organização e decurso de uma celebração religiosa são os temas mais importantes de uma conferência a realizar em Braga neste sábado, 3 de Maio.
Terça, 30, às 18h
Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro
O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.
Boas notícias

Revisão da lei aprovada
“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel
Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.
É notícia
Entre margens
Hildegarda de Bingen & livro Cânticos de Rothschild: narrar a Trindade segundo a criatividade feminina novidade
Nem mais! Vou solicitar o engenho criativo das mulheres para que narrarem o grande mistério que hoje celebramos na liturgia. Após a ‘queima dos medos’ e as ‘inaugurações’ pelo Pentecostes, a solenidade da Santíssima Trindade reabre-nos, na nona semana, para dar continuidade ao tempo comum. — um texto de Joaquim Félix
O Espírito Santo protagonista da missão
Falar sobre o Espírito Santo não é fácil; contudo, há muitas maneiras de o abordar. Há abordagens muito interessantes sobre as quais vale a pena debruçarmo-nos. Depois, há abordagens muitos simplistas e com uma linguagem demasiadamente piedosa que acaba por empobrecer o que é o Espírito Santo e o que Ele faz nos cristãos e na vida da Igreja.
Sentido de missão ou imperioso apelo ao indevido destaque
Muito recentemente estava a enviar uma nota biográfica – curricular resumida para facilitar a minha apresentação, pelo moderador, numas jornadas de saúde mental e dei por mim, no fim de tudo, a acrescentar – não tem redes sociais. E, sim, fi-lo pela primeira vez num registo oficial ou que virá a ser público. Como preferirem.
Cultura e artes
Hildegarda de Bingen & livro Cânticos de Rothschild: narrar a Trindade segundo a criatividade feminina novidade
Nem mais! Vou solicitar o engenho criativo das mulheres para que narrarem o grande mistério que hoje celebramos na liturgia. Após a ‘queima dos medos’ e as ‘inaugurações’ pelo Pentecostes, a solenidade da Santíssima Trindade reabre-nos, na nona semana, para dar continuidade ao tempo comum. — um texto de Joaquim Félix
Com o apoio da Igreja Ortodoxa Russa
Putin envia cópia de ícones para a frente de guerra
O Presidente Putin decidiu investir perto de um milhão de euros para reproduzir os ícones russos mais sagrados existentes no Museu Rublev e enviar as cópias para as cidades ucranianas do Donetz e da região de Mariupol com o objetivo de reforçar o cunho religioso que a Igreja Ortodoxa Russa vem desde o início conferindo à guerra de invasão da Ucrânia.
Oitava edição a 9 de junho
“A Longa Noite das Igrejas” enche de manifestações artísticas os lugares de cultos italianos
A oitava edição de “A Longa Noite das Igrejas” terá lugar em Itália na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, abrindo durante a tarde e toda a noite, lugares de culto católicos, valdenses e metodistas, para concertos, espetáculos, leituras, visitas guiadas e outras atividades culturais, todas gratuitas.
Concertos em Cascais, Arouca e Porto
Da favela para a JMJ: orquestra social Maré do Amanhã estreia-se em Portugal
A orquestra Maré do Amanhã vem do outro lado do atlântico para atuar pela primeira vez em Portugal, mas é aqui que, desde sempre, tem as suas raízes fundadas. O seu diretor, Carlos Eduardo Prazeres, é filho do maestro português Armando Prazeres, sequestrado e assassinado na favela da Maré (Rio de Janeiro), em 1999. Onze anos depois, Carlos decidiu levar às crianças daquele local instrumentos musicais em vez de armas e criou a orquestra social que se apresentará em breve em várias cidades do nosso país, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
Sete Partidas
A minha vida daria um livro
Há dias, apanhei o Uber de Copacabana para a Barra Da Tijuca – para quem não conhece o percurso, posso esclarecer que demora, dependendo do trânsito, aproximadamente uma hora. O condutor, para quebrar o silêncio da demorada viagem, perguntou que exposição ou filme eu ia ver à Cidade das Artes; respondi-lhe que ia para a apresentação do meu livro na biblioteca do recinto.
Visto e Ouvido
Igreja tem política de “tolerância zero” aos abusos sexuais, mas ainda está em “processo de purificação”
Agenda
[ai1ec view=”agenda”]