Segunda maior cidade birmanesa

Militares invadem catedral católica em Mandalay

| 14 Abr 2022

Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa. Foto © Bessie and Kyle, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons.

Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa. Foto © Bessie and Kyle, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

O clero e as instituições católicas continuam a ser os principais alvos da junta militar que governa em Mianmar (antiga Birmânia), apesar dos apelos de todo o mundo para pôr fim ao conflito e à opressão, revelou a agência UCA News.

Quase 100 soldados invadiram o complexo da Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa, e entraram à força no templo, na casa do arcebispo, na residência do pároco e no centro do clero em 8 de abril.

O arcebispo Marco Tin Win, alguns padres e funcionários estavam presentes durante o ataque, mas nenhum foi detido, revelaram fontes da igreja.

Segundo a UCA News, os soldados chegaram por volta das 14h30 e alguns ficaram de guarda do lado de fora do complexo da catedral, enquanto outros com armas fizeram uma busca em todos os edifícios dentro do complexo.

“Eles alegaram ter sido avisados ​​sobre armas escondidas no centro do clero”, notou uma das fontes. Os soldados foram embora depois de quase três horas, sem terem encontrado qualquer arma.

A notícia da invasão militar espalhou-se rapidamente entre a comunidade católica local nas cinco paróquias da cidade, causando muita preocupação.

Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total”

Diretor d'A Economia de Francisco, ao 7M

Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total” novidade

Professor de Economia Política da Universidade Lumsa de Roma, e consultor do Dicastério para os Leigos, Luigino Bruni é um apaixonado pela Bíblia e pelo cruzamento entre disciplinas como a Ética e a Economia. No final do encontro global d’A Economia de Francisco, que decorreu entre os passados dias 22 e 24 de setembro em Assis, falou ao 7MARGENS sobre o balanço que faz desta iniciativa, e deixou alguns conselhos aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2023, que irá realizar-se em Lisboa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Prémio D. António Francisco homenageou pediatria e Serviço Nacional de Saúde

Ala pediátrica do São João e Centro Materno Infantil

Prémio D. António Francisco homenageou pediatria e Serviço Nacional de Saúde novidade

A ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João e o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) receberam, ao início da tarde desta segunda-feira, o Prémio D. António Francisco correspondente à edição deste galardão para o ano de 2020. Em virtude da pandemia, o prémio só agora foi entregue, em cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto. Ambas as entidades foram consideradas pelo júri como cumprindo “de forma exemplar os valores do Prémio”, que com esta atribuição fqaz também um “reconhecimento público ao Serviço Nacional de Saúde, pelo esforço desenvolvido na resposta à pandemia”.

Agenda

Fale connosco

Autores