Segunda maior cidade birmanesa

Militares invadem catedral católica em Mandalay

| 14 Abr 2022

Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa. Foto © Bessie and Kyle, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons.

Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa. Foto © Bessie and Kyle, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

O clero e as instituições católicas continuam a ser os principais alvos da junta militar que governa em Mianmar (antiga Birmânia), apesar dos apelos de todo o mundo para pôr fim ao conflito e à opressão, revelou a agência UCA News.

Quase 100 soldados invadiram o complexo da Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa, e entraram à força no templo, na casa do arcebispo, na residência do pároco e no centro do clero em 8 de abril.

O arcebispo Marco Tin Win, alguns padres e funcionários estavam presentes durante o ataque, mas nenhum foi detido, revelaram fontes da igreja.

Segundo a UCA News, os soldados chegaram por volta das 14h30 e alguns ficaram de guarda do lado de fora do complexo da catedral, enquanto outros com armas fizeram uma busca em todos os edifícios dentro do complexo.

“Eles alegaram ter sido avisados ​​sobre armas escondidas no centro do clero”, notou uma das fontes. Os soldados foram embora depois de quase três horas, sem terem encontrado qualquer arma.

A notícia da invasão militar espalhou-se rapidamente entre a comunidade católica local nas cinco paróquias da cidade, causando muita preocupação.

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This