Primeira grande cidade dos EUA

Minneapolis vai ouvir o azan cinco vezes por dia

| 14 Abr 2023

Mesquita Masjid An-Nur, em Minneapolis. Foto © Masjid An-Nur

A mesquita Masjid An-Nur, em Minneapolis. será uma das várias mesquitas da cidade a fazer soar o azan cinco vezes ao dia. Foto © Masjid An-Nur.

 

A cidade de Minneapolis, capital do Estado do Minesota (EUA), na região dos Grandes Lagos, vai tornar-se na primeira grande urbe americana em que se vão ouvir todas as cinco chamadas diárias para a oração muçulmana, anunciou o jornal Star Tribune na sua edição de dia 13 de abril, citando a resolução tomada nesse dia pelo conselho municipal que integra três conselheiros muçulmanos.

A votação implicou uma alteração na lei de ruído da cidade para garantir que a chamada à oração, o azan (ou adhan) possa ser transmitido pelos alto-falantes das várias mesquitas da cidade. O número de lugares de culto muçulmanos tem vindo a aumentar significativamente em Minneapolis, acompanhando o crescimento da imigração originária da África Oriental.

No ano passado foram permitidas as transmissões do azan, mas apenas entre as 7h e as 22h. Essa permissão excluía sempre a oração matinal e, conforme as estações do ano, também a oração noturna. Agora cabe a Jacob Frey, presidente de Minneapolis, assinar a alteração à lei, o que se espera aconteça durante a próxima semana.

“A Constituição não dorme à noite”, disse Jaylani Hussein, diretor executivo do Conselho de Relações Americano-Islâmicas do Minnesota, após a votação, acrescentando, segundo o Star Tribune, que uma “nação fundada na liberdade de religião cumpre as suas promessas”. Por seu turno, o imã Mohammed Dukuly, da mesquita Masjid An-Nur, comentou que, com esta decisão, “Minneapolis tornou-se uma cidade para todas as religiões”, porque o grito do azan – “Allahu akbar” [“Deus é grande”] – transporta uma mensagem muito para além das crenças específicas do Islão.

 

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This