Audiência no Vaticano

Modi convidou Papa a visitar a Índia

| 30 Out 21

Papa Francisco e Modi.

Modi: “Tive um encontro muito caloroso com o Papa Francisco. Tive a oportunidade de discutir muitos assuntos com ele e também o convidei a visitar a Índia”. Foto: Papa Francisco e Modi. © Vatican Media

 

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, convidou este sábado o Papa Francisco a visitar a Índia, anunciou o próprio nas suas páginas nas redes sociais, depois de uma audiência de cerca de uma hora no Vaticano.

“Tive um encontro muito caloroso com o Papa Francisco. Tive a oportunidade de discutir muitos assuntos com ele e também o convidei a visitar a Índia”, escreveu Modi no Twitter, segundo um despacho da Lusa citado pela TSF.

Narendra Modi está em Roma para participar na reunião dos países do G20, o grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Viajará depois para Glasgow para a cimeira climática COP26, temas que provavelmente terão estado presentes na conversa com o Papa. Não será de estranhar que também as perseguições a que os cristãos têm sido sujeitos no país tenha sido um dos temas da conversa.

Segundo a mesma fonte, o Papa ofereceu ao líder indiano um medalhão de bronze com uma inscrição inspiradora antes da cimeira climática: “O deserto tornar-se-á um jardim”. Também a mensagem do Dia Mundial da Paz deste ano e encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade humana. Modi, por sua vez, ofereceu um candelabro de prata e um livro sobre o compromisso do país para com o ambiente.

Maioritariamente hindu, a Índia tem sofrido nos últimos anos tensões religiosas, que vários relatórios internacionais atribuem ao exacerbar do nacionalismo hindu, uma das marcas do Partido do Povo Indiano (BJP), liderado por Modi, que foi criado em 1980. Modi é primeiro-ministro desde 2014 e foi reeleito em 2019.

A Índia recebeu já as visitas dos papas Paulo VI (em 1964, motivando aliás reacções de Salazar e da ditadura deo Estado Novo em Portugal) e de João Paulo II (em 1986 e 1999).

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This