AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Nunca admitiu crimes

Morreu ex-padre Karadima, que esteve no centro do escândalo dos abusos no Chile

| 28/07/2021

O antigo padre chileno Fernando Karadima, que foi condenado pelo Vaticano por abuso sexual em 2011, e que foi o primeiro de uma sucessão de casos de abusos do clero revelados no Chile, morreu numa clínica em Santiago, capital do país. Tinha 90 anos.

A notícia da morte, ocorrida no último domingo, foi confirmada pela Agência France Presse (AFP), citada em vários meios de comunicação.

As três vítimas que denunciaram o caso reagiram: “Morreu Fernando Karadima, ex-padre católico que abusou sexual e espiritualmente de muitas pessoas, entre as quais nós. Tudo o que tínhamos a dizer de Karadima já está dito. Ele foi mais um elo desta cultura de perversão e encobrimento na Igreja”, escreveram, numa declaração pública, Juan Cruz (que entretanto já se encontrara com o Papa Francisco), o médico James Hamilton e o filósofo Andrés Murillo.

“Nós estamos em paz e vamos continuar a lutar para que esses crimes não voltem a ocorrer e por tantas pessoas que também viveram isto e ainda não conseguiram justiça”, acrescentam no texto.

Até hoje, ainda se desconhece o número exacto de pessoas que foram abusadas por Karadima, recorda o Crux, que acrescenta que o ex-padre foi expulso do ministério pelo Vaticano em 2018, naquela que até aí era a sentença mais grave aplicada a casos destes.

O caso Karadima esteve na origem de um dos principais escândalos de abusos clericais. De tal modo que, na sua visita, ao Chile, o Papa cometeu o erro – por ele mais tarde admitido – de dizer que o bispo Juan Barros não podia ser condenado enquanto não houvesse provas. O próprio Francisco ordenou uma investigação, que em 2300 páginas de documentos trouxe a lume muitos casos de abusos e de encobrimento, e que terminou com uma carta duríssima do Papa à Igreja no Chile e com um terço dos bispos a serem substituídos ou removidos – incluindo Barros, logo entre os primeiros.

Karadima, que esteve na paróquia de El Bosque, num dos bairros mais ricos da capital, construíra uma rede de ligações com políticos, empresários e outras elites do país. Apreciado pela dinâmica que criava na paróquia, era também considerado o mentor de alguns bispos.

O Crux recorda ainda que o antigo padre morreu sem ter reconhecido os seus crimes – e depois de a Justiça chilena ter arquivado o cas, acrescenta a AFP. Um dos irmãos mais novos de Karadima encontrou-se com o Papa em 2018 e apelou depois publicamente ao irmão que admitisse os seus erros e pedisse desculpa.

“Fernando, pede perdão. Não em silêncio a Deus, nas tuas orações, mas torna-o público, para que as pessoas te ouçam pedir desculpa pela dor que causaste às vítimas e a todos”, disse Óscar Karadima ao jornal La Tercera. “Fernando, és um homem que vai morrer. Como te atreves a morrer assim, como um homem orgulhoso que não pede desculpa?”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.