Morreu John Hume, o norte-irlandês que foi Nobel da Paz
O antigo deputado norte-irlandês John Hume, que recebeu o prémio Nobel da Paz em 1998, morreu nesta segunda-feira, 3 de agosto, aos 83 anos. Em 1998, com o o Acordo de Sexta-feira Santa, chegou ao fim o conflito que durante décadas opôs nacionalistas e unionistas na Irlanda do Norte, para o qual Hume foi um dops principais contribuidores. O antigo deputado retirou-se da política em 2004, poucos anos depois de lhe terem surgido os primeiros sintomas da demência que o manteve fora da vida pública na última fase da vida. Ler mais aqui.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Por recomendação da comissão diocesana
Cardeal-patriarca de Lisboa afasta quatro padres suspeitos de abusos novidade
O patriarca de Lisboa afastou preventivamente quatro padres depois de ter recebido mais informações sobre os cinco nomes de padres alegadamente abusadores ainda no ativo que constavam da lista entregue pela Comissão Independente.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Debate dia 22 no Porto
Ponto SJ assinala cinco anos a “habitar a tensão” novidade
O Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal, assinala os cinco anos sobre a sua criação com um debate no Porto sobre a polarização no espaço público e eclesial. A iniciativa decorre no Hotel M.OU.CO, no Porto, a partir das 18h30. “Habitar a tensão” é o novo lema do portal.
Juntando-se a apelo do bispo
Pastoral Social dos Açores apela a ajuda para famílias carenciadas novidade
O Serviço Diocesano dos Açores para a Pastoral Social divulgou esta segunda-feira, 20 de março, a sua Mensagem Pascal, dando eco ao apelo lançado pelo bispo de Angra, Armando Domingues, para que as comunidades eclesiais se organizem e ajudem as famílias mais carenciadas da região.
Braga
Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães
Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Em comunicado
Bispos moçambicanos pedem ajuda para vítimas de ciclone
A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) está a apelar "a todos os cristãos católicos, pessoas de boa vontade e parceiros" para que "unam esforços" e ajudem os "irmãos gravemente afetados pelo ciclone Freddy a restaurar a dignidade humana perdida". Num...
Aveiro
Homenagem a D. António Francisco dos Santos
Avenida dedicada a D. António Francisco dos Santos, em Aveiro, tem uma rotunda com anjos da guarda.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Depois do cessar-fogo em 2022
Partes em conflito no Iémen aceitam troca de prisioneiros novidade
O processo de paz no Iémen está no seu caminho. Naquele que há um ano era considerado o país com a mais grave emergência humanitária do planeta, o cessar-fogo de abril de 2022 foi seguido, esta segunda-feira, 20 de março, por um novo acordo com vista à libertação de 887 prisioneiros, de ambos os lados do conflito.
É notícia
Dia dos Mártires
Igreja na Índia recorda massacre de 2008
Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires.
Fundação AIS
Padre haitiano morto a tiro
Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS.
IndieLisboa
Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”
O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa.
Vídeo do Papa
Francisco pede estilo de vida sóbrio e ecossustentável
Adotar um estilo de vida sóbrio e ecossustentável é o desafio lançado pelo Papa Francisco no vídeo com a intenção de oração para setembro, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Máximo histórico
Quatro em cada dez espanhóis dizem-se ateus ou não crentes
O estudo mais recente do Centro de Investigações Sociológicas de Espanha revela que quase quatro em cada dez espanhóis (38,7%) se declaram ateus ou não crentes e são apenas 16,7% os inquiridos que se assumem como católicos praticantes. Trata-se do máximo histórico do número de não crentes e do valor mais baixo alguma vez registado em relação aos católicos praticantes. Se a tendência se mantiver, estima-se que dentro de dois anos o número de não crentes no país ultrapasse, pela primeira vez, o de crentes.
Entre margens
“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante novidade
Embora tenha sido publicado em Portugal em 2019, só agora me atrevi a ler o famoso livro No Armário do Vaticano, escrito pelo jornalista francês Frédéric Martel, que levou por diante uma intensa investigação sobre homossexualidade e poder no interior e nas franjas do Vaticano. O livro deixou-me estupefacto! (Opinião de Jorge Paulo)
Precisamos de terapias neuroteológicas
Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)
Que Igreja? Que bispos? – Duas desgraças e duas oportunidades
A segunda oportunidade, talvez última, é ainda para a Igreja: por favor torne-se evangélica, servidora, caminhante do Reino de Deus.
Cultura e artes
“um dia, quando cresceres, vais perceber”
Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)
Diálogo místico de Frei Carlos Antunes
“Oh noite que guiaste!” – uma leitura para a Quaresma
Carlos Maria Antunes, monge cisterciense no Mosteiro do Sobrado na Galiza, brinda-nos com o seu quarto livro. Já havia publicado Atravessar a Própria Solidão (2011) e Só o Pobre se faz Pão (2013) ambos nas edições Paulinas, e um outro Jesus, uma Boa Notícia, em colaboração com Gustavo Sousa Cabral (Fundamentos, 2014).
Um "passo histórico"
Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas
Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.
Ensaio de Teologia Litúrgica
Arte e liturgia. Teoria da presença de Deus entre visível e invisível
Um ensaio de teologia litúrgica apresentado como “insitigante”, destinado a suscitar espanto. Em discurso mistagógico-poético, Ecologia Poética no Labirinto da Liturgia, da autoria do padre Joaquim Félix de Carvalho, convoca também reconhecidos poetas portugueses e os artistas Bill Viola e Anish Kapoor.
Francisco, 2013-2023 (10)
10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: Os poemas piemonteses de Nino Costa
Os escritores que o Papa Francisco mais aprecia são, de um modo geral, amplamente conhecidos e encontram-se editados em Portugal. É o caso de, por exemplo, Friedrich Hölderlin, Fiódor Dostoievski e Jorge Luis Borges. Mas há um autor que raros sabiam existir até Jorge Mario Bergoglio falar dele: Nino Costa, um italiano do Piemonte, que viveu entre 1886 e 1945.
Sete Partidas
Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)
Não será já, mas chegará, assim o espero, o momento de nos olharmos ao espelho – Igreja instituição e Igreja Povo de Deus – e dizermos com toda a verdade: isto somos nós. Podemos não gostar, mas é isto que somos.
Aquele que habita os céus sorri
e se for a fragilidade o lugar da ressurreição e da visão de Deus?
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo IV da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 18 de Março de 2023.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]