Igreja de luto

Morreu o “anjo das crianças de rua” do Haiti

| 27 Jun 2022

Imagem de arquivo da Ir. Luisa Dell’Orto, assassinada no Haiti. Foto © Vatican Media

Imagem de arquivo da Ir. Luisa Dell’Orto, assassinada no Haiti. Foto © Vatican Media

 

A Irmã Luisa Dell’Orto, uma religiosa que pertencia às Irmãzinhas do Evangelho, foi assassinada no sábado, durante o que se pensa ter sido um assalto violento. A religiosa vivia há 20 anos no país, e era conhecida pelo “anjo das criança de rua”, em virtude do seu trabalho com as crianças pobres de Port-au-Prince. A sua morte foi lamentada pelo Papa Francisco na oração do Angelus de domingo passado.

Esta religiosa dirigia uma casa nos arredores da capital e a sua comunidade religiosa, inspirada por S. Charles de Foucald, era o “pilar” do trabalho que as religiosas desenvolviam no Haiti, especialmente junto das crianças de rua. Como recorda o Vatican News, a comunidade religiosa tem uma casa nos arredores da capital haitiana onde são acolhidas as crianças desamparadas. O espaço, a Casa Carlo [Kay Chal], construída com o apoio, entre outras entidades, da Caritas de Itália, “é um espaço seguro para centenas de crianças deste bairro muito pobre da periferia de Port-au-Prince”. A sua escola acolhe 300 crianças e adolescentes, para além de desenvolverem uma cooperativa de bordados com algumas mulheres.

Depois de, em abril, um sacerdote ter sido raptado e devolvido à liberdade em 24 horas, esta morte vem relançar a questão da segurança no país, em especial dos religiosos que lá vivem e trabalham. O Arcebispo de Cap-Haïtien, D. Launay Saturné, disse mesmo, na ocasião, que “o Haiti está a viver um tempo de enorme instabilidade com a multiplicação de grupos armados que actuam perante a inoperância das autoridades”, citado pela Fundação AIS.

Em declarações à Fundação AIS, após a libertação do sacerdote, o prelado referiu que a questão dos sequestros está a tornar-se de dia para dia mais complexa e difícil. “A deterioração desta situação deve-se à multiplicação de gangues armados, aos constantes casos de rapto, à insegurança omnipresente, à inflação, especialmente ao aumento dos preços dos bens essenciais, aos incidentes sangrentos e a uma avalanche de distúrbios e actos de crueldade.”

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This