AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

prisao centro detencao Foto Direitos reservados

Morte de imigrante em centro de detenção: Tribunal inglês condena Ministério do Interior

| 15/04/2021

prisao centro detencao Foto Direitos reservados

A ministra do Interior, Priti Patel, foi considerada diretamente responsável por não assegurar que as mortes em centros de detenção são investigadas com rigor. Foto: Direitos reservados.

 

Oscar Lucky Okwurime foi encontrado morto na sua cela no centro de detenção de imigrantes de Harmondsworth (perto do aeroporto londrino de Heathrow), a 12 de setembro de 2019. O seu amigo Ahmed Lawal, também nigeriano, acompanhou os seus últimos dias e era uma testemunha vital para se saber como Okwurime tinha sido tratado pelos serviços de imigração britânicos. Mas o Ministério do Interior acelerou o processo da sua deportação, procurando executá-la em cinco dias. Lawal recorreu para o tribunal e este ordenou a suspensão da tramitação. Nesta quarta-feira, 14 de abril, dois juízes do tribunal de imigração condenaram a forma como o processo foi conduzido e declararam a ministra do Interior, Priti Patel, diretamente responsável por não assegurar que as mortes em centros de detenção são investigadas com rigor.

De acordo com o relato do caso feito pelo jornal The Guardian, o inquérito judicial à morte de Okwurime mostrou que esta não foi uma morte natural, tendo sido provocada por uma hemorragia interna que podia ter sido evitada caso lhe tivesse sido prestada a assistência médica recomendada pela hipertensão medida e registada a 22 de agosto de 2019.

Contudo, nenhum seguimento médico foi dado àquela constatação de vulnerabilidade e, pelo contrário, os serviços do centro de detenção nunca mais voltaram a medir-lhe a tensão arterial.

Os juízes condenaram não apenas a negligência que levou à morte do imigrante nigeriano, como a tentativa de expulsar do país uma testemunha vital para o esclarecimento de uma morte ocorrida num centro de detenção.

O Ministério do Interior britânico ainda não tinha, ontem, tornada pública qualquer reação à sentença que o The Guardian classifica como “um marco histórico” no quadro da legislação da imigração no Reino Unido.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This