Movimento de Schoenstatt nega acusações de abuso sexual e de poder ao seu fundador

| 4 Jul 20

José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Foto: Direitos reservados.

 

A presidência internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, organização católica fundada pelo padre alemão José Kentenich, publicou esta sexta-feira, 3 de Julho, uma carta na sua página oficial, negando as acusações de abuso sexual e de poder contra o seu fundador.

As acusações tinham surgido na véspera, num artigo publicado no Die Tagespost pela historiadora católica Alexandra von Teuffenbach, que já foi professora de História da Igreja na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum, em Roma.

Von Teuffenbach deu a conhecer esses elementos a partir da consulta aos arquivos do pontificado do Papa Pio XII (1939-1958), abertos em Fevereiro aos investigadores (e encerrados pouco depois, por causa da pandemia). Os documentos incluiriam uma investigação do padre holandês Sebastian Tromp.

A investigadora fala de um “ambiente sexualizado” criado por Kentenich em relação às freiras do Instituto das Irmãs de Maria e de maus tratos psico-emocionais, com relatos de diálogos que traduziriam a “dependência infantil e a servidão”.

Kentenich esteve separado do movimento entre 1951 e 1965, sendo investigado pelo Vaticano. Mas na carta agora publicada, os dirigentes de Schoenstatt negam que tenham sido as razões apontadas pela historiadora a causa desse afastamento, mas antes razões de ordem “administrativa”.

A causa para a beatificação de José Kentenich está já, entretanto, iniciada.

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Arquidiocese de Braga propõe caminho até ao bimilenário da Ressurreição de Jesus

Assembleia nas Caxinas, este sábado

Arquidiocese de Braga propõe caminho até ao bimilenário da Ressurreição de Jesus novidade

A Arquidiocese de Braga promove este sábado, 2 de dezembro, nas Caxinas (Póvoa de Varzim), a sua segunda assembleia aberta, que lançará um processo de natureza sinodal a dez anos, que culminará na Páscoa de 2033, ano da grande celebração dos dois mil anos da Ressurreição de Cristo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

É notícia

Entre margens

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

“Não me detenhas” | O regresso das impertinentes (I)

“Não me detenhas” | O regresso das impertinentes (I)

Pensava que não voltaria aqui tão cedo, mas continuo às voltas com o tema do lugar das mulheres na Igreja. Seria fácil assumir o papel de demolidora passiva, não propor nada, e mascarar a minha inércia com uma aparente e plácida ponderação. Fui bem-ensinada a desconfiar da afeição a temas difíceis, que acaba por nos domar e toldar o horizonte e, além disso, quem não quer marcar pontos de moderação nestes tempos desbragados? (Marta Saraiva)

Cultura e artes

Leituras encenadas de uma trilogia de Gil Vicente

500 anos das obras

Leituras encenadas de uma trilogia de Gil Vicente

Sem verbas suficientes para uma encenação, o Teatro Maizum apresenta a leitura encenada de uma trilogia vicentina — com as obras Tragicomédia de Dom Duardos, Farsa de Inês Pereira e o Auto Pastoril Português — que durante uma semana (desta segunda-feira, 27, até domingo, dia 3) ocupará o espaço da Galeria Sá da Costa, em Lisboa.

Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento

Comissariada pelo diretor do 7MARGENS

Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento

O cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, serão os intervenientes no colóquio “As religiões como património da humanidade”, que decorre no próximo dia 13 de Dezembro, a partir das 18h, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Sete Partidas

Se o Evangelho não é migração, então é o quê?

Se o Evangelho não é migração, então é o quê?

Jornada extensa. Temporã. Três da manhã. Viagem longa. Escalas. Fuso horário. Reuniões à chegada. Demasiadas. Oito da noite. O cansaço a impor-se. A fome a acusar negligência. Ingredientes de sobra para encerrar o dia. Pausar. Parar mesmo. No entanto insuficientes para ignorar os relatos que começáramos a escutar.

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This