Ano da Hégira

Muçulmanos entram no Ano Novo de 1443 e no mês de Muharram

| 9 Ago 2021

Interior da basílica de Hagia Sophia, hoje uma mesquita. Foto © Ricardo Perna

 

O Novo Ano Islâmico começou nesta segunda-feira, 9 de Agosto: 1443 é o novo ano da Hégira, cuja era foi inaugurada com o episódio da saída do Profeta de Meca para Medina, em 622 EC (Era Comum).

O Ano Novo Islâmico começa com o primeiro luar do mês de Muharram, ocasião em que os muçulmanos lembram, todos os anos, como o Profeta Muhammad (Maomé) migrou de Meca com os seus companheiros para a cidade de Medina. Nas Reflexões Islâmicas da revista Al Furqán, publicadas neste dia 1 de Muharram, faz-se notar que o Profeta dos muçulmanos “foi um refugiado, um migrante, sofreu dificuldades e dores”, acrescentando-se que, “com essa experiência, a comunidade que olhamos todos os dias, nasceu como exemplo”.

A publicação dirigida por Yiossuf Adamgy apresenta um conjunto de “maneiras fáceis” de aproveitar os benefícios de Muharram, considerado o mês da libertação:

“– Diga mais Salaam! Esta é a saudação do Profeta (s.a.w. – a paz esteja com ele) e do povo do Paraíso, e uma acção tão simples pode colher inúmeras recompensas e perdão.

– Sorria para todos. Esta acção simples vai pesar muito na balança durante o mês de Muharram.

– Dê Sadaqah (caridade) regular. Muharram é o início do Ano Novo islâmico, então é o momento perfeito para tomar decisões e estabelecer bons hábitos que você pode colher os frutos do ano todo.

– Melhore a sua saúde comendo melhor, fazendo mais exercícios e tendo uma boa rotina de sono. Sim, cuidar da sua saúde também é uma acção recompensadora – o seu corpo é uma amanah (confiança) de Alá! Fazer algumas mudanças no estilo de vida pode gerar inúmeras recompensas.

– Procure o perdão. Visto que os pecados são mais pesados no Muharram, você deve pedir perdão o mais rápido possível durante este mês.

– Leia mais o Alcorão. É óbvio que sempre é colocado nessas listas – mas é a maneira perfeita de se aproximar de Deus durante este mês incrível! A melhor maneira de fazer isso é comprometer-se com apenas 10-15 minutos por dia; estabeleça um horário e seja disciplinado! Com sorte, você cumprirá a resolução de Ano Novo se estabelecer o bom hábito.”

 

Comissão Justiça e Paz de Braga apela a “reforma do sistema político”

Nota sobre as eleições

Comissão Justiça e Paz de Braga apela a “reforma do sistema político” novidade

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga considera imperativo “que se comece a configurar uma reforma do sistema político”, e que a Política possa “corresponder ao desafio de merecer a confiança dos cidadãos”. Caso contrário, continuaremos a assistir à capitalização do “descontentamento dos eleitores em relação aos eleitos” por “‘populistas’ ou por outras manifestações de rejeição da política”, alerta aquele organismo católico numa nota divulgada esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a propósito das eleições de 10 de março.

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This