Islão

Mulheres já podem peregrinar a Meca sem serem acompanhadas por um homem

| 14 Out 2022

peregrinação a meca hajj umrah foto c Zurijeta

 A alteração à lei aplica-se “às mulheres provenientes de qualquer parte do mundo”. Foto © Zurijeta.

 

As mulheres que queiram peregrinar até Meca, na Arábia Saudita, já não são obrigadas a fazer-se acompanhar de um homem, ou mahram. A suspensão dessa obrigatoriedade foi confirmada pelo ministro saudita Tawfiq bin Fawzan Al-Rabiah, durante uma conferência de imprensa que teve lugar esta semana durante a sua visita ao Cairo, capital do Egito.

A alteração às regras já havia sido anunciada anteriormente, avança a Asia News, no entanto tinha sido alvo de diferentes interpretações e não era respeitada. Até agora, para peregrinarem a Meca, as mulheres continuavam a ser obrigadas a fazer-se acompanhar de um guardião ou tutor masculino (habitualmente, o pai, esposo ou irmão). O ministro sublinhou que a suspensão dessa obrigatoriedade se aplica “às mulheres provenientes de qualquer parte do mundo”, quer participem no Hajj ou no Umrah (a peregrinação maior e menor a Meca, lugar sagrado por excelência do Islão).

Al Rabiah acrescentou que não serão impostos limites à emissão de vistos para peregrinações menores. “Qualquer muçulmano que venha ao reino com qualquer tipo de visto pode realizar o Umrah”, esclareceu.

O ministro aproveitou ainda para referir que o processo de inscrição nas peregrinações está a ser modernizado, através da introdução de novas tecnologias e da inteligência artificial. Também a Grande Mesquita de Meca está a ser objeto de obras de renovação e ampliação, cujo investimento é o maior de sempre (rondando os 55 mil milhões de euros), e estão a ser desenvolvidos esforços para reduzir os custos das peregrinações a Meca, para que estas se tornem acessíveis a um número cada vez maior de fiéis.

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This