"Todas Apóstolas"

Mulheres na Igreja Católica: ousar candidatar-se!

| 25 Mai 2021

mulheres toutes apotres, Foto Twitter Anna Cuxac
Seis das mulheres candidatas a diversos cargos na Igreja, no ano passado, acompanhadas da teóloga Anne Soupa (a terceira a contar da esquerda), que se “candidatou” a bispa de Lyon. Foto: Twitter de Anna Cuxac.

 

Para encorajar mais mulheres a candidatarem-se publicamente a cargos e ministérios que lhe estão interditos no seio da Igreja Católica, o coletivo Toutes Apôtres (Todas Apóstolas) publicou um guia intitulado “Ouse Candidatar-se! editado em seis línguas diferentes.

A versão portuguesa do guião, divulgada neste último domingo, 23 de maio, festa litúrgica do Pentecostes, tem como subtítulo “um guia para fazer ouvir os nossos chamamentos”. Ao longo das suas 26 páginas relembra a história do grupo, sobre o qual o 7MARGENS já falou, e recolhe vários testemunhos de diversas mulheres envolvidas nas ações do coletivo, incluindo os seus medos, o que pensam ter ganho e as críticas a que foram sujeitas.

Na parte final, o guia expõe argumentos que contrariam as razões habitualmente evocadas para limitar o acesso das mulheres católicas a determinadas funções e explica o que elas devem fazer para se candidatarem a esses lugares, cargos e ministérios que atualmente lhes estão vedados dentro da Igreja.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Com uma amiga mexicana coordeno a Rede de Migrantes e Refugiados que abrange nada mais nada menos que 10 países, dos Estados Unidos, Canadá e México às Filipinas, passando por África e o sul da Europa. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico (Pirapora), nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo, principalmente entre a Grécia e o Sul da Itália.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This