Coptas cortam diálogo teológico com católicos

Mundo ortodoxo distancia-se da “Fiducia Supplicans” sobre uniões de pessoas do mesmo sexo

| 10 Mar 2024

Documento do Papa gerou muitas críticas na Igreja Copta. Foto © Robert V. Ruggiero / Unsplash

 

A Igreja Copta suspendeu na última semana o diálogo teológico com a Igreja Católica, por discordar do teor da declaração Fiducia Supplicans, do Vaticano, que abre a possibilidade de bênção a pessoas em casais homossexuais e uniões “irregulares”.

Qualquer forma de bênção para as uniões homossexuais “é uma bênção do pecado e, portanto, inaceitável”, declarou na última quinta-feira o Sínodo da Igreja Copta, da confissão ortodoxa, órgão máximo da antiga Igreja do Médio Oriente, segundo reportagem publicada no site da Igreja Católica da Alemanha este fim de semana.

A posição decorre de um documento sobre homossexualidade aprovado pelo Sínodo, no qual se rejeita qualquer forma de relacionamento entre pessoas do mesmo sexo e, portanto, se considera “inaceitável” qualquer forma de bênção. “Para alguém que luta contra a homossexualidade, é importante buscar o verdadeiro arrependimento”, afirma o comunicado.

Recorde-se que o mundo ortodoxo, na sua generalidade, exprimiu fortes reservas ou mesmo clara oposição à declaração Fiducia Supplicans, tendo o Patriarcado de Moscovo considerado a posição de Roma, no final de fevereiro último, um “afastamento muito sério das normas morais cristãs”.

Mesmo o arcebispo ucraniano Svyatoslav Shevchuk, responsável pelas comunidades greco-católicas, fez afirmações segundo as quais a declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé se aplica apenas à Igreja Latina e não diz respeito às igrejas católicas orientais.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This