AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Assinatura do Acordo Museus Vaticanos - Museu da Acrópole Vatican Media

Acordo Santa Sé - Grécia assinado

Museus do Vaticano devolvem fragmentos do Partenon

| 07/03/2023

Assinatura do Acordo Museus Vaticanos - Museu da Acrópole Vatican Media

Acordos como este “ajudam a curar as feridas do passado e demonstram que, quando os líderes cristãos trabalham juntos, podem resolver os problemas de maneira prática”, afirmou o padre Emmanuel Papamikroulis, representante do arcebispo cristão ortodoxo de Atenas e toda a Grécia. Foto © Vatican Media.

 

Os três fragmentos de mármore do Partenon de Atenas que os museus do Vaticano detêm desde o século XIX serão devolvidos à Grécia esta sexta-feira, dia 8 de março. O acordo entre a Santa Sé e a Grécia foi assinado quinta-feira, 7, após o Papa Francisco ter decidido devolver aquelas peças de grande valor artístico e arqueológico ao local de onde provêm.

O Vaticano classificou a operação como “uma ‘doação’ ecuménica ao arcebispo cristão ortodoxo de Atenas e de toda a Grécia, não necessariamente como uma transferência de Estado para Estado” escreve o National Catholic Reporter que, contudo, considera que este protocolo “pressiona o Museu Britânico a concluir um acordo com a Grécia sobre o destino da sua enorme coleção de esculturas do Partenon”.

Comentando a assinatura do acordo em que também participou, o padre Emmanuel Papamikroulis, representante do arcebispo cristão ortodoxo de Atenas e toda a Grécia, Jerónimo II, disse à agência Associated Press que ela teve lugar “num momento difícil para o nosso país (alusão ao recente choque de comboios que provocou a morte de dezenas de pessoas) e espero que traga algum sentimento de orgulho e felicidade às pessoas”, não se escusando a acrescentar: “Espero que esta iniciativa seja seguida por outras”.

Ao agradecer ao Papa Francisco pela iniciativa, Papamikroulis sublinhou que acordos como este “ajudam a curar as feridas do passado e demonstram que, quando os líderes cristãos trabalham juntos, podem resolver os problemas de maneira prática”.

No dia 24 de março, em Atenas, de acordo com a agência católica AICA, será organizada uma cerimónia de receção e  integração dos fragmentos no Museu do Partenon.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This