
Capa do disco Soir, dit-elle, do Trio Mediaeval (ed. ECM), que inclui peças de Ivan Moody.
A ascese como exercício espiritual e corporal, como experiência artística, como prática comunicacional ou como metáfora da casa comum. Estes serão os próximos temas da X Jornada de Teologia Prática, dedicada ao tema O Apelo do Essencial, que é promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP). Esta Jornada em versão digital, com periodicidade semanal, começou a 8 de Outubro e nesta quinta-feira, 29, estreia o vídeo da quarta sessão, dedicada ao tema “O elogio da ascese”.
“Enquanto vitória sobre a condição de vulnerabilidade e a morte, a ascese é um exercício espiritual, uma forma de apropriação simbólica de si e do mundo. Homens e mulheres em diversas tradições religiosas, ou em diversos contextos de atividade espiritual e corporal, vivem tempos e lugares de renúncia”, lê-se na apresentação da sessão, que terá como intervenientes João Eleutério, da FT, e José Lima, do Plano nacional de Ética para o Desporto.
“Alguns são especialistas na ascese, transportando permanentemente as marcas dessa luta com o limiar da morte. Noutros casos, a ascese é uma prática propedêutica, um treino em ordem a uma meta, um para-além do lugar em que me encontro. Nega-se este lugar, para alcançar um outro, vencendo o tempo, o espaço, as inércias e a gravidade do corpo.”
As sessões ficam disponíveis no canal YouTube da FT, onde já podem ser vistas as sessões anteriores: a primeira, sobre “A música na demanda do essencial”, com o compositor e musicólogo Ivan Moody que, em conversa com Alfredo Teixeira, deu a escutar várias peças musicais da sua autoria:
A segunda sessão foi dedicada ao tema “O tempo oportuno – o evangelho da crise”, com os biblistas D. António Couto, bispo de Lamego, e João Alberto Sousa Correia, da FT; e a terceira contou com a intervenção do frade dominicano e professor da FT, José Nunes, e o arquitecto João Alves da Cunha, sobre o tema “Uma Igreja pobre para os pobres”,
O programa completo, incluindo as próximas sessões, pode ser consultado na página da Jornada.