Música e desporto, ou a teologia prática da ascese

| 29 Out 20

Música. Trio Mediaeval. Ivan Moody

Capa do disco Soir, dit-elle, do Trio Mediaeval (ed. ECM), que inclui peças de Ivan Moody. 

A ascese como exercício espiritual e corporal, como experiência artística, como prática comunicacional ou como metáfora da casa comum. Estes serão os próximos temas da X Jornada de Teologia Prática, dedicada ao tema O Apelo do Essencial, que é promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP). Esta Jornada em versão digital, com periodicidade semanal, começou a 8 de Outubro e nesta quinta-feira, 29, estreia o vídeo da quarta sessão, dedicada ao tema “O elogio da ascese”.

“Enquanto vitória sobre a condição de vulnerabilidade e a morte, a ascese é um exercício espiritual, uma forma de apropriação simbólica de si e do mundo. Homens e mulheres em diversas tradições religiosas, ou em diversos contextos de atividade espiritual e corporal, vivem tempos e lugares de renúncia”, lê-se na apresentação da sessão, que terá como intervenientes João Eleutério, da FT, e José Lima, do Plano nacional de Ética para o Desporto.

“Alguns são especialistas na ascese, transportando permanentemente as marcas dessa luta com o limiar da morte. Noutros casos, a ascese é uma prática propedêutica, um treino em ordem a uma meta, um para-além do lugar em que me encontro. Nega-se este lugar, para alcançar um outro, vencendo o tempo, o espaço, as inércias e a gravidade do corpo.”

As sessões ficam disponíveis no canal YouTube da FT, onde já podem ser vistas as sessões anteriores: a primeira, sobre “A música na demanda do essencial”, com o compositor e musicólogo Ivan Moody que, em conversa com Alfredo Teixeira, deu a escutar várias peças musicais da sua autoria:

 

A segunda sessão foi dedicada ao tema “O tempo oportuno – o evangelho da crise”, com os biblistas D. António Couto, bispo de Lamego, e João Alberto Sousa Correia, da FT; e a terceira contou com a intervenção do frade dominicano e professor da FT, José Nunes, e o arquitecto João Alves da Cunha, sobre o tema “Uma Igreja pobre para os pobres”,

O programa completo, incluindo as próximas sessões, pode ser consultado na página da Jornada.

 

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

O outro sou eu

O outro sou eu novidade

Há tanto que me vem à cabeça quando penso em Jorge Sampaio. Tantas ocasiões em que o seu percurso afetou e inspirou o meu, quando era só mais uma adolescente portuguesa da primeira geração do pós-25 de Abril à procura de referências. Agora, que sou só uma adulta que recusa desprender-se delas, as memórias confundem-se com valores e os factos com aspirações.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This