
Raquel Gomes e David Ramy levam os seus instrumentos e a sua música aos mais idosos. Foto © Direitos Reservados
Adormecer vai ser mais fácil e mais tranquilizante para os idosos que vivem em instituições de cinco concelhos da região de Leiria. A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) lançou o projeto “Serão com Avós“, para “embalar” os mais velhos.
À noite não haverá conversa, mas poesia e música quando for hora de adormecer. Segundo a coordenadora de projetos da SAMP, Raquel Gomes, o objetivo é que seja um processo tranquilizador, tanto para os idosos como para os seus cuidadores.
Em cada instituição vão realizar-se três sessões artísticas, quando os idosos já se encontrarem nas suas camas, mesmo antes de adormecer.
“Serão com Avós” é um “projeto de intervenção através da arte” que pretende proporcionar momentos de fruição artística de qualidade antes e durante o adormecer dos intervenientes, promovendo um estado de relaxamento necessário, acalentando o sono”, refere uma nota da SAMP.
O projeto vai ser desenvolvido este ano em dez instituições, lares ou unidades de cuidados continuados, de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.
A ideia surgiu na sequência do programa da SAMP dedicado à terceira idade e cuidados paliativos, “Novas Primaveras”. Em conversa com alguns dos intervenientes, os promotores de “Serão com Avós” perceberam que o momento que antecede o sono “é, por vezes, algo tenso, sendo que a maioria das pessoas se encontra num estado de maior sensibilidade, no qual o medo da morte, a solidão e até certas memórias perturbam a qualidade do sono”.
Tendo em conta que esta inquietação se verifica, sobretudo, entre as pessoas idosas, decidiu-se utilizar a música, “para proporcionar momentos de tranquilidade e amenizar todo o processo”.
Vão também realizar-se vários momentos artísticos logo de manhã, a “Alvorada”, ocasião de convívio entre os idosos, os seus cuidadores e os profissionais artísticos.
Mais tarde, pretende-se avaliar o impacto destas ações, de forma a perceber quais os seus benefícios.
“Serão com Avós” foi uma das propostas selecionadas para receber financiamento da Câmara de Leiria, ao abrigo da Rede Cultura 2027.
O projeto tem o apoio do Município de Leiria e como parceiros o Sport Operário Marinhense e a Ala D’Artistas – Associação Cultural e Artística.