Na festa muçulmana do sacrifício, católicos apelam à unidade

| 31 Jul 20

Mesquita Central de Lisboa. Oração. Islão

Oração na Mesquita Central de Lisboa antes da pandemia. Foto CIL

 

“Amados irmãos muçulmanos”, assim se dirigiu o patriarca caldeu, Louis Raphael Sako, a todos os cidadãos de fé islâmica no Iraque, que na tarde de quinta-feira, 30 de julho, iniciaram as celebrações de Eid al Adha, a festa do sacrifício. No mesmo dia, também os bispos católicos franceses dirigiam uma carta a todos os muçulmanos, apelando a uma cada vez maior fraternidade e solidariedade entre as diferentes religiões.

“Esta festa islâmica celebra-se este ano em condições duras, enquanto a vida dos cidadãos está sob o peso crescente da emergência sanitária e do peso social”, escreveu o representante da Igreja Caldeia, citado pela agência Fides.

Recordando que a festa de Eid al Adha assinala a prova de obediência dada por Abraão, que se mostrou disposto a sacrificar a vida do próprio filho caso essa fosse a vontade de Deus, o patriarca Louis Sako afirmou que é também “um convite para voltarmos a nós próprios, arrependermo-nos e renovarmo-nos, sacrificando os interesses privados ou da própria fação em prol do bem e dos crescimento do nosso país e para custodiar a dignidade dos nossos cidadãos”.

Para o patriarca caldeu, a festa muçulmana do sacrifício representa assim “uma oportunidade de unir energias em espírito de responsabilidade nacional, cooperando com o governo atual e com todas as pessoas de boa vontade, para superar a pandemia de coronavírus e todas as outras emergências”.

Também os bispos católicos franceses, num documento assinado pelo padre Vincent Feroldi, diretor do Serviço Nacional para as Relações com os Muçulmanos, consideram que para “preservar o bem e a vida de todos” é essencial “combinar a prática das nossas respetivas crenças com uma atitude cívica comum”, avança o Vatican News.

“Confinados, tivemos que nos reinventar para continuar a viver a atitude fundamental do crente, que é estar em relação com Deus através da oração, prestar muita atenção ao nosso próximo através da escuta, da partilha, da solidariedade e da preocupação e promover a vida em todas as suas formas”, sublinham.

Com o fim do confinamento, os bispos esperam “que possa continuar a dinâmica iniciada durante todo o período de quarentena entre os líderes das diversas tradições religiosas presentes na França, a fim de superar, junto com todos os nossos concidadãos, a pandemia do coronavírus”.

E terminam com uma oração a “Deus Todo-Poderoso”, pedindo que ele mantenha os crentes “unidos na confiança para continuar a nossa peregrinação na terra, trabalhando para torná-la mais fraterna e solidária a cada dia”. “Feliz festa de Eid al-Adha!”, conclui a mensagem dirigida as muçulmanos. “Deus vos abençoe, e abençoe as vossas famílias e comunidades”.

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Partes em conflito no Iémen aceitam troca de prisioneiros

Depois do cessar-fogo em 2022

Partes em conflito no Iémen aceitam troca de prisioneiros

O processo de paz no Iémen está no seu caminho. Naquele que há um ano era considerado o país com a mais grave emergência humanitária do planeta, o cessar-fogo de abril de 2022 foi seguido, esta segunda-feira, 20 de março, por um novo acordo com vista à libertação de 887 prisioneiros, de ambos os lados do conflito.

É notícia

Dia dos Mártires

Igreja na Índia recorda massacre de 2008

Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires. 

Fundação AIS

Padre haitiano morto a tiro

Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS. 

IndieLisboa

Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”

O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa. 

Entre margens

Zero penitentes

Zero penitentes

Para nenhum penitente aconteceu essa confissão auricular, nas vésperas do último Natal, numa diocese do norte do país. Por duas horas, três párocos sentaram-se nos respectivos confessionários, de modelo tradicional. Durante esse tempo, nenhum penitente para ali dirigiu os passos. Ninguém se levantou nem se ajoelhou. Ninguém pediu perdão. (Opinião de Manuel Villas Boas)

A situação de Ronaldo e o problema de todos nós

A situação de Ronaldo e o problema de todos nós

Não quero ser ousada ao referir que Cristiano Ronaldo tem um problema. Mas a sua situação sobre o eventual fim de carreira relembra-me que todos nós temos o problema de saber quando terminar bem. Terminar algo que nos deu satisfação ou algo que é a concretização dos nossos sonhos pode ser difícil. (Opinião de Débora Hossi)

Cultura e artes

Um lamento de sangue e beleza

Cinema

Um lamento de sangue e beleza

Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

Um "passo histórico"

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.

Sete Partidas

Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)

Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)

Não será já, mas chegará, assim o espero, o momento de nos olharmos ao espelho – Igreja instituição e Igreja Povo de Deus – e dizermos com toda a verdade: isto somos nós. Podemos não gostar, mas é isto que somos.

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This