AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Irmão Aloïs, Taizé, Sínodo

Ir. Aloïs, prior de Taizé

“Na Ucrânia, o mal não terá a última palavra”

| 06/03/2022

Irmão Aloïs, Taizé, Sínodo

O Irmão Aloïs, da comunidade da Taizé, sugere uma Quaresma em comunhão com quem está a passar pela guerra. Foto © Vatican Media

 

No início da Quaresma de 2022, o semanário católico francês La Vie publica uma meditação espiritual do irmão Aloïs, prior da comunidade monástica ecuménica de Taizé, em que se manifesta a esperança de que na Ucrânia o mal não tenha a última palavra. Perante o que se está a passar, o irmão Aloïs lança um apelo: “Rezemos para que a guerra não aumente as divisões no seio das Igrejas e das famílias e para que os líderes das Igrejas acompanhem todos os que são afectados por esta terrível provação.”

Para o prior de Taizé, como toda a vida humana conta aos olhos de Deus, importa pensar nos combatentes de todos os países envolvidos e também nas suas famílias, particularmente “naquelas avós que vêem os seus netos partir para a frente de uma guerra que não escolheram nem desejaram”. Prevê o irmão Aloïs que, “talvez, um dia, elas saiam às ruas para o gritar…”

“Como este tempo de Quaresma começa sob sombrios auspícios, somos chamados a viver estes 40 dias em comunhão com aqueles que, não só na Europa, mas em todo o mundo, são afectados pela violência”, diz ainda o prior de Taizé, lembrando: “Na cruz, Cristo abriu os braços para abraçar toda a humanidade. Uma humanidade muitas vezes dilacerada, mas para sempre unida no coração de Deus.”

A revista La Vie publica ainda uma oração de Taizé, escrita pelo irmão Aloïs especialmente para este início da Quaresma:

“Cristo ressuscitado, em silêncio diante de ti, permitimos que se levante esta oração ardente: que cesse o fogo das armas na terra da Ucrânia! Acolhe no teu amor os que morrem da violência e da guerra, consola as famílias enlutadas, ampara os que tiveram que seguir o caminho do êxodo. Diante de um sofrimento incompreensível, acreditamos, no entanto, que as tuas palavras de amor e de paz nunca passarão. Tu deste a vida na cruz e abriste-nos um futuro, mesmo além da morte. Por isso, imploramos-te: dá-nos a tua paz. Tu és a nossa esperança.”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.