AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Nações Unidas proclamam 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana

| 22/12/2020

O Papa Francisco e Ahmed el-Tayeb, em fevereiro de 2019, depois da assinatura do documento sobre a fraternidade humana, em Abu Dhabi. Foto: Mohamed Al Baloushi/Ministro dos Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos. 

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade uma resolução que proclama o dia 4 de fevereiro como “Dia Internacional da Fraternidade Humana”. A iniciativa, que partiu dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Arábia Saudita, é sinal do reconhecimento internacional do “Documento sobre a Fraternidade Humana em Prol da Paz Mundial e da Convivência Comum“, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al Azhar, Ahmed Al Tayyeb, precisamente a 4 de fevereiro de 2019.  A data será celebrada já a partir de 2021, noticiou esta terça-feira a imprensa árabe.

Há um ano, uma sugestão do Vaticano e da Universidade de Al Azhar tinha sido dirigida às Nações Unidas, propondo precisamente a instituição do Dia Internacional a 4 de Fevereiro. Na proposta dirigida a António Guterres pelo Comité Superior criado entre as duas instâncias religiosas, sugeria-se a promoção dos objectivos enunciados no Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial.

“Nos últimos anos, o mundo tem testemunhado um aumento dramático da violência, discurso de ódio, xenofobia, intolerância religiosa e outras formas de discriminação. Diante de tais ameaças transnacionais, temos de apoiar iniciativas que estimulem a solidariedade e a unidade entre as pessoas no espírito da ‘fraternidade humana’. Os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, o Bahrein e o Egito pretendem, através desta iniciativa, que celebremos juntos os nossos valores partilhados de tolerância, abertura, empatia e amor para com outros seres humanos”, afirmou Lana Nusseibeh, embaixadora e representante Permanente dos Emirados Árabes Unidos na ONU, durante a assembleia geral.

A resolução reconhece os “valiosos contributos” de pessoas de todas as religiões e crenças para a humanidade e destaca o papel essencial da educação na promoção da tolerância e na eliminação da discriminação com base na religião, elogiando todas as iniciativas e esforços internacionais, nacionais e locais dos líderes religiosos para promover o diálogo inter-religioso e intercultural.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This