AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Tempestade Kritin
Efeitos da tempestade Kristin. Foto © Jornal Região de Leiria-Fátima.

[Crónica da Europa]

Não há catástrofes naturais

 

Não há catástrofes naturais. Há fenómenos naturais com impactos sociais devastadores. Na madrugada de 28 de janeiro de 2026, a Kristin rasgou Portugal continental com rajadas para além de 170 km/h. Seguiu-se o rio atmosférico, depois as depressões Leonardo e Marta. 18 mortos, centenas de feridos e um rasto de destruição que continua.

Redes de comunicações caídas, estradas bloqueadas por árvores e deslizamentos, A1 cortada em Coimbra, comboio Porto-Lisboa suspenso. Hangares e aviões destruídos no aeródromo de Coimbra e Monte real. Em Leiria, os prejuízos estimados já ultrapassam os 792,8 milhões de euros, sem contar floresta, infraestruturas estatais e o resto que ainda falta quantificar. O setor agrícola foi devastado: a CAP) estima 775 milhões de euros em perdas. E a vulnerabilidade habitacional:: 49% das habitações afetadas sem seguro com cobertura para tempestades. Em 15 de fevereiro ainda havia 14 mil sem energia em zonas críticas.

Não há catástrofes naturais. Há fenómenos naturais com impactos sociais devastadores. O “natural” é a desculpa conveniente para desviar o olhar do planeado para a era anterior às alterações climáticas. Desde as cheias de 1968 – que causaram 400 mortos e mostraram a falta de solidariedade do Estado – Gonçalo Ribeiro Telles revelou décadas de mau planeamento urbano em leito de cheias, margens impermeabilizadas, drenagens inexistentes, manutenção de redes adiada, privatizações que esvaziaram o Estado de capacidade real, subcontratações que fragmentaram a resposta.

A resposta pública de 2025  foi programada para uma era anterior às alterações climáticas. Não bastam as seguradoras e as linhas de crédito bancárias que surgem rápidas. Não basta o capitalismo de desastre: fingir que o mercado supre infraestruturas construídas para a época, anterior às alterações climáticas. Habitação, educação, saúde,   o padrão repete-se. O mercado aparece quando há retorno; desaparece quando a reconstrução demora e não rende manchetes.

Nas autarquias de menor dimensão, Freguesias ou Câmaras Municipais, é diferente. Fazem a gestão de forma direta com as populações. O chamar à ação direta permite elaborar um quadro de conexão ao território, dificilmente abrangido pelas grandes instituições . A maneira como se atende a existência do outro potencia a consciência para o lugar que ocupa no mundo. Pequenos passos que são passos. Formas de dizer a vida que marcam. Uma maneira de construir um país que esteja mais alerta e mais preparado para as próximas tempestades.

Podemos ser medíocres a prevenir, mas somos bons a ajudar quando há desastre. Cruz Vermelha e Bancos Alimentares a ativar apoios. Cáritas de Leiria-Fátima a angariar mais de €1,3 milhões. Pavilhões como centros logísticos nos Pousos, Nery Capucho, Figueiró dos Vinhos, Ourém – geradores emprestados a lares, voluntários a formar linhas de apoio. Concertos solidários a canalizar receitas.

Ktistin

“Podemos ser medíocres a prevenir, mas somos bons a ajudar quando há desastre.” Foto: Efeitos da tempestade Kristin, Redes Sociais.

Como nas experiências dos incêndios há redes que persistem, que transformam. Este encurtar de distâncias é semente de coletividades que se plantam, antes da próxima tempestade. Porque destas redes que nascem, precárias, da ação voluntária, criam-se suportes mais sólidos e ações mais relevantes do que uma comitiva que oferece “visibilidade” à catástrofe. A fadiga  acumula-se –e com ela a pergunta: até quando aguentamos este desastre contínuo sem narrar o óbvio? Que o Estado existe para liderar, cooperar, organizar.

Mas não romantizemos. Os apoios são trágicos porque emergem do desamparo,  dependem de recursos que o Estado deveria garantir, e revelam territórios já em autogestão silenciosa – interior, periferias, aldeias que só se descobrem abandonadas quando a desgraça bate à porta.

A Kristin-Leonardo-Marta foi mais um teste brutal a um país desmontado por dentro. Enquanto continuarmos a tratá-la como “catástrofe natural”, continuaremos a pagar o declínio em vidas, euros, e a reconstruir entre ruínas.

 

Mendo Castro Henriques é professor da Universidade Católica e autor de obras de filosofia e cidadania.

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This