“Não hesitem” – Católicos alemães pedem aos bispos reformas na Igreja

| 3 Fev 19 | Destaque 2, Igreja Católica, Últimas

Uma das sessões do Concílio Vaticano II (1962-65), que encetou um processo de reforma da Igreja

 

Em carta dirigida ao cardeal Reinhard Marx, bispo de Munique e presidente da Conferência Episcopal Alemã, publicada no jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung neste domingo, 3 de fevereiro, um grupo de nove conhecidas personalidades católicas da Alemanha, entre as quais vários teólogos, exige reformas corajosas na Igreja Católica. “Não hesitem!”, dizem aos bispos. 

Que o sacramento da ordem seja aberto às mulheres; que seja abolido o celibato obrigatório dos padres diocesanos; que se reveja a moral sexual da Igreja, nomeadamente no que diz respeito à homossexualidade; e que os abusos sexuais sobre menores sejam encarados também como um problema sistémico (do sistema e não apenas como falta individual) – são os principais pontos deste apelo.

Os subscritores temem que, mesmo depois da publicitação dos escândalos da pedofilia, tudo fique na mesma, e que, assim, a credibilidade da hierarquia católica e da Igreja no seu conjunto seja cada vez mais reduzida. Entre os assinantes da carta está o jesuíta Klaus Mertes, que em 2010 fez a primeira denúncia pública de abusos nas instituições eclesiais e assim desencadeou uma enorme bola de neve.

“Os católicos empenhados na Igreja alemã na sua maioria não apoiam mais a ordem pré-moderna da Igreja. Suportam-na apenas”, escrevem. E acrescentam: “Fazemos este apelo aos nossos bispos: façam confiança no senso comum dos fiéis e retribuam à Igreja veracidade e abertura, sem as quais o Evangelho não pode respirar!” E seguem-se as exigências acima referidas.

A carta vem a propósito do encontro do Papa Francisco com os presidentes das conferências episcopais de todo o mundo, convocado para 21 de fevereiro, para debater a questão dos abusos sexuais por parte de membros do clero.

Entre os subscritores da carta conta-se também o reitor da Escola Superior de Teologia dos Jesuítas em Frankfurt, Ansgar Wucherpfennig, a quem o Vaticano quis recusar a “missio canonica” (autorização para ensinar teologia) devido às suas tomadas de posição públicas no sentido de uma revisão de atitude da teologia moral face à homossexualidade. Só um vasto protesto e a solidariedade de muitos colegas e alguns bispos fez retroceder o Vaticano.

“O senhor presidente (da Conferência Episcopal) pode contar connosco. Os bispos podem contar connosco. Se se colocar à frente de um movimento de reforma, tem-nos consigo! Nós contamos com os bispos. Deles tudo depende! Não hesitem!”

Breves

Encontro de artistas portugueses com músicas do grupo Gen Verde

Um encontro de artistas de várias áreas, que sejam sensíveis às dimensões do Sagrado, da Beleza e do Bem Comum, está convocado para a tarde deste sábado, 18 de Maio, entre as 16h30 e as 18h, no Auditório da Igreja São Tomás de Aquino (Laranjeiras), em Lisboa.

Bolsonaro contestado por cortes na Educação

As ruas de mais de duas centenas de municípios em 26 estados brasileiros foram tomadas esta quarta-feira, 15 de maio, por manifestações que registaram a participação de centenas de milhares de estudantes e professores.

Televisão: Fátima vence Cristina

As cerimónias da peregrinação de 13 de maio a Fátima, transmitidas pela RTP1, conquistaram 381 mil espectadores, deixando o programa Cristina, da SIC, a grande distância (317 mil).

Boas notícias

É notícia 

Cultura e artes

Coro do Trinity College de Dublin em Lisboa para concerto e eucaristia

Neste sábado e domingo, 18 e 19 de Maio, Lisboa acolhe dois concertos do Coro da Capela do Trinity College de Dublin (Irlanda). Às 17 horas de sábado, o coro dará um concerto de música sacra na Sé de Lisboa; no domingo, participa na eucaristia dominical na Catedral Lusitana de S. Paulo em Lisboa (Comunhão Anglicana), com início às 11h00 (Rua das Janelas Verdes).

Teatro: À espera de um jogo de espelhos em Goga

Entra-se e estão as 23 personagens no palco. Em rigor, esse número inclui as personagens e os seus espelhos. Estão fixas, rígidas. São um quadro que se deve olhar, de modo a reparar em todos os pormenores. Porque está o corcunda Teobald de livro na mão? Porque há um homem e uma mulher com malas?

Pessoas

“Melhor cidadão da Índia” é um padre católico que apoia crianças pobres

“Melhor cidadão da Índia” é um padre católico que apoia crianças pobres

O “melhor cidadão da Índia”, título de um prémio atribuído por uma importante editora indiana, é um padre católico: Vineeth George, de 38 anos, membro da Congregação Claretiana e padre há apenas cinco anos, já tinha trabalhado numa multinacional de computadores, na General Electric, no importante jornal nacional Deccan Chronicle e no Ministério da Energia. Mas tudo isso, sempre desempenhado “com profissionalismo”, foi até há doze anos, quando decidiu ser padre, acabando a ser ordenado em Janeiro de 2014.

Sete Partidas

A Páscoa em Moçambique, um ano antes do ciclone – e como renasce a esperança

Um padre que passou de refugiado a conselheiro geral pode ser a imagem da paixão e morte que atravessou a Beira e que mostra caminhos de Páscoa a abrir-se. Na região de Moçambique destruída há um mês pelo ciclone Idai, a onda de solidariedade está a ultrapassar todas as expectativas e a esperança está a ganhar, outra vez, os corações das populações arrasadas por esta catástrofe.

Visto e Ouvido

Agenda

Mai
20
Seg
Conferências de Maio – “Os jovens chamados a transformar” – III – A justiça e a equidade, e a solidariedade entre as gerações @ Centro Nacional de Cultura
Mai 20@18:30_20:00

Participam Alice Vieira, escritora e jornalista; Carla Ganito, docente em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa; e Ana Barata; jovem licenciada em serviço social.

Mai
27
Seg
Conferências de Maio – “Os jovens chamados a transformar” – IV – “Os jovens descobrem Deus” @ Centro Nacional de Cultura
Mai 27@18:30_20:00

Participam Alfredo Teixeira, antropólogo e compositor, autor de Religião na Sociedade Portuguesa, Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e João Valério, arquitecto e músico.

Ver todas as datas

Entre margens

A União Europeia necessita de psicanálise

Importa olhar para o «subconsciente» da União Europeia e tentar perceber a causa de tão grande tormento. Dir-se-ia que a União Europeia necessita de fazer algumas sessões de psicanálise. Queiramos ou não, estejamos ou não de acordo, a realidade é que a União Europeia marcará o nosso futuro coletivo.

Vemos, ouvimos e lemos…

O centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen é especial, muito para além de mera comemoração. O exemplo de cidadania, de talento, de ligação natural entre a ética e estética é fundamental. De facto, estamos perante uma personalidade extraordinária que é lembrada como referência única, como um exemplo que fica, que persiste.

Fale connosco