Papa no bairro da Serafina

“Não poderia existir uma JMJ se não tivéssemos em conta esta realidade”

| 4 Ago 2023

Papa em encontro no bairro da Serafina, 5 ago de 2023, Foto JMJ Lisboa 2023

“Quando dou a mão a um necessitado, a um doente, a um marginal, eu depois posso dar a mão a outras pessoas e, sem medo de contágio, tenho nojo da pobreza?”, perguntou o Papa no bairro da Serafina. Foto © JMJ Lisboa 2023.

 

Os óculos não funcionaram, mas Francisco não se atrapalhou. Até porque a mensagem que queria passar, naquele bairro “onde nem os polícias entravam”, não estava no papel, e sim “no espírito”: “Não existe amor abstrato, só amor concreto. O amor platónico está em órbita, não na realidade. O amor concreto é aquele que suja as mãos”, disse o Papa, olhos nos olhos com “os amigos do Centro Paroquial da Serafina, da Casa Família Ajuda de Berço e da Associação Acreditar” que ali se encontravam na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto.

“E podemos perguntar-nos: e o amor que eu sinto por todos? É concreto ou abstrato?”, continuou. “Quando dou a mão a um necessitado, a um doente, a um marginal, eu depois posso dar a mão a outras pessoas e, sem medo de contágio, tenho nojo da pobreza? Ou estou sempre a procurar uma vida limpa, destilada?”, perguntou, insistindo: “Quantas vidas destiladas e inúteis que vivem sem deixar marca?”.

Não era o caso de muitos dos que estavam a escutá-lo, nomeadamente o padre Francisco Crespo, responsável pelo centro paroquial, que agradeceu ao Papa a sua vinda. “Este gesto ajuda-nos a fazer mais e melhor por aqueles que precisam do apoio e do amor de Cristo”, assegurou.

O também pároco recordou o dia em que ali chegou: “impressionou-me tanta manifestação de pobreza, mas, sobretudo, o olhar vazio dos idosos sentados nas ruas”. Esta sexta-feira, no entanto, o olhar dos muitos idosos, pessoas com deficiência, crianças e jovens presentes no centro – que atualmente dá resposta a 800 utentes – estava cheio: de alegria e gratidão.

O padre Francisco Crespo considera que a vida no bairro foi melhorando, com a ajuda de muitos, mas reconheceu que é preciso continuar com a “cultura do cuidado”, ou seja, valorizar “o pouco ou o muito que cada um pode dar para se sentir útil e integrado na comunidade”.

Aos olhos do Papa, mesmo sem óculos, este projeto é já “uma realidade que deixa marca, uma realidade de muitos anos que está a deixar uma marca que inspira os outros”. E por isso pediu especificamente para visitá-lo. Porque “não poderia existir uma JMJ se não tivéssemos em conta esta realidade, porque isto também é juventude”, explicou. “Vós gerais vida continuamente e isso é feito com o vosso compromisso, com o facto de sujarem as mãos e de gerar vida. Agradeço-vos de todo coração por isso. Continuem, não desanimem e, se desanimarem, bebam um copo de água e continuem”, concluiu.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This