América Latina

Nasce uma nova rede eclesial para o cuidado da casa comum

| 28 Nov 2022

vista aerea do Gran Chaco, foto c Proyungas via The Nature Conservancy

Vista aérea do Gran Chaco, a segunda maior reserva florestal da América do Sul, depois da Amazónia. Foto © Proyungas, via The Nature Conservancy.

 

Depois da Rede Eclesial Pan-Amazónica (REPAM) e da Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REMAM), nasce agora a Rede Eclesial Gran Chaco e Aquífero Guarani (REGCHAG), com o objetivo de proteger os territórios que lhe dão nome e as respetivas comunidades, face a ameaças como o desmatamento, a contaminação e o desrespeito pelos modos de vida.

O Aquífero Guarani é a terceira maior reserva subterrânea de água doce do mundo e cobre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Chan Chaco Americano abrange a Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai, e é a segunda maior reserva florestal da América do Sul, depois da Amazónia, e um dos territórios com maior diversidade ecológica, cultural, religiosa e linguística do planeta.

O lançamento da nova rede eclesial acontece entre esta segunda-feira, 28 de novembro, e a próxima quarta, 30, na cidade de Luque (Paraguai), onde dezenas de especialistas, religiosos e laicos, estão reunidos para refletir sobre as melhores estratégias para cuidar da casa comum, seguindo a metodologia “ver, julgar e agir, a partir do diagnóstico de cada um dos países e a nível regional”.

O coordenador da rede é o bispo da diocese de Reconquista (Argentina), Ángel Macín. “A intenção desta rede é cuidar da casa comum e contribuir para este cuidado a partir da nossa experiência, unindo vontades, pensamento e discernimento”, destacou, citado pelo Vatican News, salvaguardando que não pretende substituir outras estruturas episcopais, dioceses ou conferências episcopais, mas trabalhar em conjunto com as mesmas.

A REGCHAG é promovida pelo Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam) seguindo a proposta do Papa Francisco de procurar unir vontades para a defesa da casa comum nesta área do planeta. A rede é inspirada e ligada à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), oficialmente constituída em 2014, e à Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REMAM), fundada em 2019.

 

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão

Ataques sucedem-se

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão novidade

O recente ataque a um cristão falsamente acusado de ter queimado páginas do Corão, por uma multidão muçulmana enfurecida, no Paquistão, desencadeou “uma nova vaga de terror” contra a minoria religiosa no país. Depois deste incidente, que aconteceu no passado sábado, 25 de maio, já foram registados outros dois ataques devido a alegados atos de “blasfémia” por parte de cristãos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A memória presente em pequenas tábuas

Museu Abade de Baçal

A memória presente em pequenas tábuas novidade

“Segundo uma Promessa” é o título da exposição inaugurada a 18 de maio no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e composta por uma centena de pequenos ex-votos, registados em tábuas, que descrevem o autor e o recetor de vários milagres, ao longo dos séculos XVIII e XIX. “O museu tem a obrigação de divulgar e de mostrar ao público algum do património que está disperso pela diocese de Bragança-Miranda”, disse ao 7MONTES Jorge Costa, diretor do museu.

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This