Concerto em Lisboa

“Natal na escadaria” evoca Luiza Andaluz

| 17 Dez 2022

A Casa de S. Mamede é uma das que acolherá um Centro de Conhecimento. Foto © Direitos Reservados

A Casa de S. Mamede, em Lisboa, sede da congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Foto © Direitos Reservados

 

Natal na Escadaria é o título do concerto que neste domingo, 18 de Dezembro, assinala em Lisboa os cinco anos da declaração das virtudes heróicas de Luiza Andaluz, fundadora da congregação católica das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

O concerto conta com a participação de cinco músicos: Carlota Pimenta no violino; Chiara Kollmeder na guitarra e voz; Nicole Bartolomeu no clarinete; Ricardo Perdigão na guitarra eléctrica; Susana Coito na guitarra. O repertório inclui temas clássicos, natalícios e pop-rock, por exemplo da banda Red Hot Chili Peppers.

A iniciativa decorre na Casa de São Mamede (Rua da Escola Politécnica, nº 100; metro: Rato), em Lisboa, a partir das 17h30. A entrada é livre.

Luiza Andaluz viveu entre 1877 e 1973, assumindo, com a congregação que fundou, “um papel pioneiro em vários sectores da sociedade portuguesa”, como escrevia a historiadora Rita Mendonça Leite num texto no 7MARGENS: “na educação e escolarização femininas; na obra catequética; nos centros paroquiais e no serviço social; no apostolado da ‘Boa Imprensa’ e no paradigmático caso da União Gráfica, onde as SNSF trabalharam como verdadeiras ‘operárias’; na presença nas periferias sociais (com exemplos como os da dinamização da Obra da Pastoral e Promoção dos Ciganos ou na Comunidade Vida e Paz) e em contexto missionário (com o projeto de promoção da mulher africana, logo a partir dos anos 1960 em Moçambique).”

 

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This