
A Casa de S. Mamede, em Lisboa, sede da congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Foto © Direitos Reservados
Natal na Escadaria é o título do concerto que neste domingo, 18 de Dezembro, assinala em Lisboa os cinco anos da declaração das virtudes heróicas de Luiza Andaluz, fundadora da congregação católica das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
O concerto conta com a participação de cinco músicos: Carlota Pimenta no violino; Chiara Kollmeder na guitarra e voz; Nicole Bartolomeu no clarinete; Ricardo Perdigão na guitarra eléctrica; Susana Coito na guitarra. O repertório inclui temas clássicos, natalícios e pop-rock, por exemplo da banda Red Hot Chili Peppers.
A iniciativa decorre na Casa de São Mamede (Rua da Escola Politécnica, nº 100; metro: Rato), em Lisboa, a partir das 17h30. A entrada é livre.
Luiza Andaluz viveu entre 1877 e 1973, assumindo, com a congregação que fundou, “um papel pioneiro em vários sectores da sociedade portuguesa”, como escrevia a historiadora Rita Mendonça Leite num texto no 7MARGENS: “na educação e escolarização femininas; na obra catequética; nos centros paroquiais e no serviço social; no apostolado da ‘Boa Imprensa’ e no paradigmático caso da União Gráfica, onde as SNSF trabalharam como verdadeiras ‘operárias’; na presença nas periferias sociais (com exemplos como os da dinamização da Obra da Pastoral e Promoção dos Ciganos ou na Comunidade Vida e Paz) e em contexto missionário (com o projeto de promoção da mulher africana, logo a partir dos anos 1960 em Moçambique).”