Concerto em Lisboa

“Natal na escadaria” evoca Luiza Andaluz

| 17 Dez 2022

A Casa de S. Mamede é uma das que acolherá um Centro de Conhecimento. Foto © Direitos Reservados

A Casa de S. Mamede, em Lisboa, sede da congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Foto © Direitos Reservados

 

Natal na Escadaria é o título do concerto que neste domingo, 18 de Dezembro, assinala em Lisboa os cinco anos da declaração das virtudes heróicas de Luiza Andaluz, fundadora da congregação católica das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

O concerto conta com a participação de cinco músicos: Carlota Pimenta no violino; Chiara Kollmeder na guitarra e voz; Nicole Bartolomeu no clarinete; Ricardo Perdigão na guitarra eléctrica; Susana Coito na guitarra. O repertório inclui temas clássicos, natalícios e pop-rock, por exemplo da banda Red Hot Chili Peppers.

A iniciativa decorre na Casa de São Mamede (Rua da Escola Politécnica, nº 100; metro: Rato), em Lisboa, a partir das 17h30. A entrada é livre.

Luiza Andaluz viveu entre 1877 e 1973, assumindo, com a congregação que fundou, “um papel pioneiro em vários sectores da sociedade portuguesa”, como escrevia a historiadora Rita Mendonça Leite num texto no 7MARGENS: “na educação e escolarização femininas; na obra catequética; nos centros paroquiais e no serviço social; no apostolado da ‘Boa Imprensa’ e no paradigmático caso da União Gráfica, onde as SNSF trabalharam como verdadeiras ‘operárias’; na presença nas periferias sociais (com exemplos como os da dinamização da Obra da Pastoral e Promoção dos Ciganos ou na Comunidade Vida e Paz) e em contexto missionário (com o projeto de promoção da mulher africana, logo a partir dos anos 1960 em Moçambique).”

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This